João Almeida em 2.º na etapa 7 da Volta à Suíça

Português de 25 anos perdeu quatro segundos para o colega de equipa da UAE Emirates, estando agora a 31 segundos do mesmo

João Almeida e Adam Yates, colegas de equipa na UAE Emirates, atravessaram a reta da etapa 7 da Volta à Suíça quase ao mesmo tempo, contudo, após revisão das imagens a vitória foi atribuída ao britânico que, assim, solidifica o primeiro lugar na classificação geral.

O português de 25 anos, que este sábado ficou em 2.º, perdeu 4 segundos para o rival inglês, ficando agora a 31 segundos do camisola amarela. O terceiro lugar ficou assegurado pelo norte-americano Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech).

Esta foi a última etapa montanhosa da Volta à Suíça, composta por duas montanhas (Col de la Croix e Villars-Sur-Ollon, sendo esta o final da subida a coincidir com a meta), percorridas duas vezes pelos ciclistas.

Sensivelmente a meio dos 118 quilómetros da corrida, Johannes Staune-Mittet (Visma Lease A Bike), saiu em fuga do pelotão no qual estavam integrados Almeida e Yates. O norueguês foi subindo de ritmo e distanciou-se na liderança, que chegou a ser de 1.35 minutos.

Johannes Staune-Mitter (IMAGO / Photo News)

A cerca de 40 quilómetros do fim, a UAE Emirates passou a liderar o pelotão, esperando pelo desgaste do escandinavo para atacar nos momentos finais da prova. Felix Gall (Decathlon Ag2r La Mondiale Team) foi o primeiro a tentar e ultrapassou Staune-Mittet a 4 quilómetros da meta. De seguida, foi a vez de Almeida atacar, com Yates, Kelderman e Riccitello atrás.

Porém, só os ciclistas da Emirates mostraram melhor ritmo e distanciaram-se de Kelderman, Riccitello e Gall, com Yates e Almeida a terminarem a prova lado a lado, num momento de solidariedade entre os dois companheiros de equipa.

A última etapa da Volta à Suíça realiza-se no domingo, com contrarrelógio individual de 15,7 quilómetros, partindo os ciclistas de Aigle e terminando em Villars-sur-Ollon.