Carlo Ancelotti divulga convocados do Brasil
Carlo Ancelotti divulga convocados do Brasil - Foto: IMAGO

Já em português, Ancelotti convoca Paquetá mas deixa Neymar de fora

Brasil com nove alterações em relação à chamada anterior. Atacante do Santos é preservado «por pequena lesão»; «podem-me ligar», diz selecionador, que voltou a não chamar Rodrygo

Já a falar em português, não sem algumas dificuldades, o italiano Carlo Ancelotti convocou 25 jogadores para a dupla operação, dias 4 e 9 de setembro, de qualificação para o Mundial de 2026 com Chile, no Maracanã, e Bolívia, em El Alto, da já apurada seleção do Brasil. Entre os escolhidos, Lucas Paquetá, do West Ham, regressado após suspensão por caso de apostas. Entre os preteridos, Neymar, do Santos, com «pequena lesão», segundo o selecionador.

«Mudei nove nomes, não porque os jogadores que saíram não tenham trabalhado bem mas porque quero conhecer do ponto de vista do caráter o maior número possível de jogadores, do ponto de vista técnico conheço já a todos», disse Ancelotti. «Paquetá? Grande médio, ótimas qualidades, mas não conheço, Neymar conheço eu, conhecemos todos, não precisa ser testado mas não está a 100 por cento e na seleção os jogadores têm de estar a 100 por cento…»

Saíram em relação à lista de junho Danilo, Beraldo, Léo Ortiz, Carlos Augusto, Andreas Pereira, Ederson, Gerson, Antony e Vinícius Jr. As novidades são Caio Henrique, Douglas Santos, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, regressado de lesão, Joelinton, Luiz Henrique, João Pedro, Kaio Jorge, o melhor marcador do Brasileirão pelo Cruzeiro de Leonardo Jardim, e o citado Paquetá. Como Neymar, também Rodrygo ficou de fora outra vez. «Tenho muito carinho por ele, claro, mas só voltou agora, neste último jogo», justificou

«Não liguei a Rodrygo nem a Neymar»

«Não liguei a Rodrygo nem a Neymar, não, o Rodrygo tem o meu número, o Neymar também acho que sim…», disse. O ex-treinador do Real Madrid sublinhou ainda que «o mais importante agora é o lado físico…», tendo em conta que o Mundial é já em junho e escasseiam os testes até lá.

Sobre o à vontade no português, disse estar a gostar de se sentir aluno: «Gosto de estudar este idioma, é muito bonito, musical, o meu professor é muito bom, tento aprender o mais depressa possível mas não sei que nota ele me vai dar depois desta conferência de imprensa.»

A concentração dos atletas é na próxima segunda-feira, dia 1. O Brasil está em terceiro a dez pontos da campeã mundial Argentina e igualado com o Equador, que foi penalizado com três pontos por questões administrativas.

João Almeida Moreira é correspondente de A BOLA no Brasil