Incêndio no distrito de Aveiro atinge casas e obriga ao corte de autoestradas
Um incêndio de grandes proporções continua a lavrar no distrito de Aveiro. Em Albergaria-a-Velha, o fogo já atingiu casas, escolas foram encerradas e as autoestradas A1, A25 e A29 encontram-se cortadas.
«Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida», disse à Lusa o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro.
Um bombeiro que combatia no local morreu este domingo vítima de «doença súbita», disse à Lusa uma fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. O bombeiro ainda foi assistido no local por uma equipa do INEM, mas não resistiu.
Albergaria, há 20m na A1.Triste quando provocar fogos faz parte de uma tradição de Verão, tipo Romaria. pic.twitter.com/EgWodJZx8X
— Barbarola (@Barbarola2) September 16, 2024
Na fronteira entre os concelhos de Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha, uma frente do incêndio está a ser combatida por mais de 500 operacionais no terreno, apoiados por 166 veículos e cinco aeronaves.
O Governo já pediu o envio de meios aéreos para Portugal ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, numa altura em que o país está em situação de alerta. A informação foi avançada pela TSF.