Imparável Benfica goleia Barcelos na Champions
O Benfica continua o pleno vitorioso esta temporada após terceiro triunfo consecutivo no Grupo B da Liga dos Campeões, que acrescenta à série de oito sucessos seguidos no campeonato nacional. Esta noite de quinta-feira foi de gala no Pavilhão da Luz, de goleada com exibição de nota artística ao campeão europeu OC Barcelos (6-1), em que cinco golos foram marcados em seis explosivos minutos. As águias assumem liderança isolada da poule, após o empate do Sporting na Corunha (2-2).
Todavia, quem tivesse assistido apenas aos cinco primeiros minutos do jogo certamente não suspeitaria de desfecho tão desnivelado. Quando João Rodrigues inaugurou o marcador (6’), com um desvio à boca da baliza, fê-lo contra a corrente, contrapondo o resultado à entrada personalizada e com superioridade dos minhotos. O golo do empate, praticamente após bola ao centro, por Carlitos, ainda devolveu a justiça ao marcador, mas esta não demorou a esfumar-se com o avançar do relógio.
O ímpeto dos barcelenses baixou e o Benfica tomou o controlo do jogo à procura do segundo golo, que só surgiu aos 20 minutos, por Roberto di Benedetto, quando, de ângulo reduzido, faz a bola passar debaixo do corpo do guarda-redes Guillem Torrent.
Pouco depois (23’), Zé Miranda falha um penálti, mas redime-se na jogada seguinte, fazendo o terceiro dos encarnados. Duro golpe ao Barcelos, mas não tão rude quando os dois golos encaixados no derradeiro minuto da primeira parte e no primeiro da segunda, respetivamente, João Rodrigues e Zé Miranda, ambos a bisarem. O Benfica chegava ao quinto golo e ainda com 24 minutos por jogar já decidira o duelo a seu favor.
No resto que se jogou, apenas o controlo total das operações pelas águias, que ainda chegaram ao sexto tento (46'), o hat trick de João Rodrigues.
Edu Castro: «Olhar para o que podemos fazer melhor»
Edu Castro, treinador do Benfica, fez a análise do jogo: «O OC Barcelos entrou muito bem no jogo, mas nós fizemos o primeiro golo. Eles empataram na jogada seguinte, depois fizeram uns minutos muito bons, e o Conti esteve fantástico na nossa baliza. Custou-nos, não conseguimos estar à vontade no jogo, até que fizemos o segundo golo. Veio o intervalo, o início da 2.ª parte, e gerimos melhor o resultado. Devemos olhar para o que podemos fazer melhor em cada jogo, independentemente do resultado, e não cometer erros. Analisar o que estamos a fazer bem e o que podemos fazer melhor.»
João Rodrigues: «Importante continuarmos assim»
João Rodrigues estava bastante satisfeito com a exibição e o resultado: «Foi uma excelente exibição do Benfica na senda daquilo que temos vindo a fazer. Uma importante vitória. Na Liga dos Campeões, nesta fase de grupos, é importante não cedermos em casa. E para já temos 3 jogos, 3 vitórias. É importante continuarmos assim. Houve momentos na 1.ª parte em que as forças se igualaram bastante, mas, assim que fizemos o 2-1, controlámos perfeitamente o jogo. Acho que acusámos muito o golo que sofremos do OC Barcelos. Acabámos de marcar o 1-0, sofremos logo a seguir e demorámos a dominar o jogo. A partir do momento em que fizemos o 2-1, se calhar não estávamos a fazer um grande jogo até aí, mas depois partimos para uma grande exibição. Um resultado que nos dá também confiança.»
«É importante agora pensar já no jogo de domingo, que vai ser muito competitivo, contra um SC Tomar que é um rival que nos dá sempre muitas dores de cabeça. É sinal de trabalho. É sinal de que estamos a fazer as coisas bem. Mas também é sinal de que a primeira derrota está a chegar. O desporto é assim. Sabemos que vamos perder algum dia. Mas queremos que esse dia seja o mais tarde possível. Trabalhamos para ganhar cada jogo. Aprendendo sobre as vitórias, que às vezes nem sempre é fácil, mas temos tido a humildade para o fazer.», concluiu o avançado do Benfica.