João Almeida parte dez minutos antes do tricampeão mundial Remco Evenepoel

Horários de partida de João Almeida e Nelson Oliveira para o Europeu de contrarrelógio

O bairradino sai nove minutos antes do caldense, que parte dez minutos antes do tricampeão mundial Remco Evenepoel, o último na estrada

A Seleção Nacional inicia, na quarta-feira, a participação no Campeonato da Europa de Estrada, que decorre na região de Drôme-Ardèche, em França. A jornada de abertura da competição continental terá exclusivamente provas de contrarrelógio individual, onde seis corredores portugueses, entre juniores, Sub-23 e Elite, entram em ação com ambição e realismo.

Os primeiros a enfrentar o cronómetro são os juniores Gonçalo Costa e Gonçalo Rodrigues, que arrancam às 9h45 (hora de Lisboa). Pouco depois, às 11h00, será a vez de Beatriz Roxo competir na categoria de Sub-23 feminina. O percurso, comum a todas as categorias — masculinas e femininas — tem 24 quilómetros e termina em subida, um detalhe que promete fazer a diferença nas classificações.

A Elite feminina portuguesa estará representada por Daniela Campos, numa competição que começa às 13h20 (primeira ciclista).

Na Elite masculina, Nelson Oliveira será o primeiro a sair, às 14h54, seguido de João Almeida, às 15h05.

João Almeida (UAE Emirates), de 27 anos, regressa ao Europeu com o objetivo de melhorar o seu melhor resultado de sempre na competição: um 10.º lugar conquistado em Trento, Itália, em 2021.

Já Nelson Oliveira, aos 36 anos e atleta da Movistar, continua a carregar o feito histórico de ter alcançado o melhor resultado de sempre de Portugal em contrarrelógios do Europeu – um 4.º lugar, na edição inaugural da prova, em 2016, em Plumelec, França.

O selecionador nacional, José Poeira, antevê uma prova exigente e coloca o foco no esforço coletivo, tendo em conta a dureza do traçado e a recuperação física de um dos seus principais corredores:

Lista de participantes e horas de saída (em Lisboa, menos uma hora) no contrarrelógio masculina de Elite

«São 24 quilómetros, num percurso que não é muito longo e termina em subida. O Nelson Oliveira e o João Almeida são dois bons contrarrelogistas, mas a concorrência é muito forte. Se a distância fosse maior seria mais favorável, sobretudo para o Nelson, que ainda vem de uma lesão na mão e não teve a preparação ideal. Vamos dar o nosso melhor e procurar o melhor resultado possível», afirmou.

Também a nova selecionadora nacional feminina, Daniela Pereira, mostra confiança no desempenho das suas atletas, sublinhando a complexidade do percurso:

«O percurso tem dois momentos mais exigentes, a meio e no final, que além de duros são também técnicos. A Daniela Campos, pela experiência que tem, vai saber enquadrar-se bem. O objetivo é que tanto a Daniela como a Beatriz Roxo consigam superar os resultados anteriores em competições internacionais e assinar uma boa prestação», antevê.

Portugal apresenta-se neste Europeu com um grupo jovem, determinado e com sede de afirmação. Entre promessas em ascensão e nomes já consolidados, o objetivo passa por deixar marca, enfrentando de igual para igual uma concorrência de peso no cenário europeu.