Portugal reforça-se de confiança em vencer França no segundo jogo do 'main round' do Euro 2026

Heróis do Mar desafiam a coroa francesa e sonham alto

Depois da derrota frente à Alemanha, a Seleção Nacional entra no duelo com a campeã europeia França determinada a provar que pode discutir o acesso às meias-finais do Europeu, com confiança reforçada pelos estreantes Gabriel Cavalcanti e Filipe Monteiro

Portugal entra este sábado num dos momentos-chave da sua campanha no Europeu de andebol, ao defrontar a França, campeã em título, na Ronda Principal (main round), em Herning. Apesar do desaire inaugural frente à Alemanha, a Seleção Nacional mantém intacta a ambição de lutar por um lugar nas meias-finais, com os estreantes Gabriel Cavalcanti e Filipe Monteiro a assumirem um discurso de confiança e até de ousadia.

O encontro diante dos gauleses é encarado como determinante no equilíbrio do Grupo I. Gabriel Cavalcanti reconhece o peso do estatuto francês, mas garante que Portugal não entra em campo em posição de inferioridade. «A França tem responsabilidades acrescidas, mas nós também sabemos ao que vamos. São duas equipas que querem ganhar e este jogo pode ser decisivo para o futuro de ambas», sublinhou o lateral-esquerdo.

Gabriel Cavalcanti, jogador da Seleção Nacional de andebol

A derrota frente à Alemanha (32-30) não abalou a convicção do grupo orientado por Paulo Jorge Pereira. Pelo contrário, Cavalcanti acredita que a equipa portuguesa tem argumentos para contrariar o favoritismo adversário. «Temos qualidade e capacidade para vencer a França», afirmou, apontando o horizonte mais distante da competição. «O nosso objetivo é claro: chegar às decisões. Queremos estar na final, queremos ser campeões.» 

O jogador do Benfica teve também um papel mais preponderante na vertente defensiva, colmatando a ausência de Victor Iturriza, suspenso. Uma missão exigente, mas encarada como oportunidade. «Tive de assumir mais responsabilidades. Houve momentos em que procurei apoio no banco, mas senti que consegui responder. Estou aqui para aproveitar cada minuto», referiu. 

No mesmo tom confiante surge Filipe Monteiro, que lembra que Portugal já demonstrou ser capaz de discutir resultados com as maiores potências. O central recorda o recente duelo com a França no Mundial2025, decidido pela margem mínima. «Ficámos muito perto de ganhar à França no ano passado. Isso prova que podemos competir com qualquer seleção», salientou. 

Filipe Monteiro, jogador da seleção nacional de andebol

Convencido de que a equipa dará uma resposta forte, Monteiro reforça a meta coletiva. «Acreditamos que ainda é possível chegar às meias-finais e vamos lutar por isso.» 

Para o jogador do Sporting, esta fase final tem ainda um significado especial. Último dos estreantes a ser utilizado, viveu com orgulho os primeiros minutos numa grande competição internacional. «Foi um momento muito especial. Pude ajudar a equipa, mesmo que por pouco tempo, e dei tudo enquanto estive em campo», confessou. 

No Grupo I da ‘main round’, a Alemanha segue na liderança com quatro pontos, enquanto França, Dinamarca, Portugal e Noruega somam dois. A Espanha permanece sem pontuar. Depois do embate com os franceses, Portugal enfrenta a Noruega, na segunda-feira, e encerra a participação frente à Espanha, no dia 28. Todos os jogos arrancam às 14h30 (hora de Lisboa), sendo obrigatória uma presença nos dois primeiros lugares para garantir o acesso às meias-finais.