Henrique Rocha no Roland Garros

Henrique Rocha: «Orgulhoso e pronto para mais batalhas»

Vindo da qualificação em Roland Garros, o jovem português, n.º 200 do 'ranking' mundial, eliminou adversário que é o 19.º (!), e qualificou-se para a terceira ronda, revelando ainda mais ambição

Henrique Rocha disse que não começou da maneira como gostaria, mas acabou a jogar a grande nível o encontro com o checo Jakub Mensik que venceu em cinco sets, que garantiu histórica qualificação para a terceira ronda de Roland Garros.

«Foi um jogo muito intenso. De facto, não comecei da maneira como gostaria. Comecei a servir menos bem, a responder menos bem e foram os fatores que fizeram mais diferença nos primeiros dois sets», começou por descrever o 200.º do ranking mundial.

Henrique Rocha em ação em Roland Garros

Vindo da qualificação, na qual já tinha disputado três encontros, Rocha perdeu de forma clara os dois primeiros sets, antes de eliminar o 19.º jogador mundial, pelos parciais de 2-6, 1-6, 6-4, 6-3 e 6-3, em três horas e seis minutos.

«Continuei a lutar, continuei à procura de fazer algo diferente e consegui, aos poucos e poucos, ir mudando um bocadinho e acabei a jogar a um grande nível», afirmou Henrique Rocha, citado pela Lusa.

Aos 21 anos, o portuense tornou-se mesmo no primeiro homem português a registar cinco vitórias no mesmo torneio do Grand Slam – três delas no qualifying –, igualando o feito de Michelle Larcher de Brito, igualmente vinda da fase de qualificação, em 2009, em Roland Garros.

«Senti-me a jogar bastante bem, com boa intensidade, boa energia. Sempre que conseguia pegar direitas, estava bastante confortável e, apesar de não ter feito uns dois bons primeiros sets a servir, acabei a servir muito bem», completou o tenista português.

Rocha juntou-se a Nuno Borges na terceira ronda de Roland Garros, com os dois a serem os primeiros homens portugueses a chegarem a essa fase no major parisiense.

«Estou muito contente e muito orgulhoso da minha prestação. Agora, resta-me apenas recuperar ao máximo, amanhã [sexta-feira] continuar o trabalho e, depois, no sábado, lá estaremos prontos para mais uma batalha. Se tiver de ser a cinco sets, será a cinco sets outra vez», disse.

Na terceira ronda, Henrique Rocha vai defrontar o cazaque Alexander Bublik, 62.º jogador mundial, que hoje derrotou o australiano Alex De Minaur, nono cabeça de série, por 6-2, 6-2, 4-6, 3-6 e 6-2.

«Acima de tudo, é continuar a focar-me no nível e sem dúvida que estou a melhorar um bocadinho a cada encontro que passa e isso é o mais importante», acrescentou Rocha.