Manu Silva partilha momentos de descontração (Instagram/Manu Silva)
Manu Silva partilha momentos de descontração (Instagram/Manu Silva)

Há sangue novo a chegar ao Benfica de José Mourinho

Manu Silva, reforço de inverno de 2025, foi operado há 9 meses e está recuperado clinicamente, agora pertence ao treinador determinar o momento do regresso

Manu Silva, médio de 24 anos contratado em janeiro deste ano ao Vitória de Guimarães, está clinicamente recuperado de uma grave lesão, seguida de intervenção cirúrgica, e pronto para voltar à ação, depois de ter visto a sua afirmação no Benfica de Bruno Lage interrompida ao terceiro encontro (136 minutos em campo).

O jogador trabalha com o plantel benfiquista há várias semanas e poderá integrar, finalmente, a lista de convocados de José Mourinho para o encontro de sexta-feira, com o Atlético, para a Taça de Portugal, no Estádio do Restelo, mas ainda luta com a questão física, estando naturalmente longe do ritmo ideal, que precisa da ajuda decisiva da competição.

O Atlético, da Liga 3, não é sinónimo de facilidades, mas José Mourinho não terá oportunidades menos delicadas para experimentar o regresso do jogador à equipa, pois o calendário das águias não é para brincadeiras, com partidas de Liga e de UEFA Champions League a pedir os melhores jogadores ou aqueles que se encontram na forma ideal.

Manu Silva é, no entanto, pedra importante para o Benfica, oferecendo mais uma boa opção para o meio-campo, que tem dado por vezes sinais de cansaço. O próprio José Mourinho já elogiou publicamente Manu Silva, referindo-se ao jogador como um reforço de inverno para os encarnados.

O médio, recorde-se, sofreu grave lesão no joelho esquerdo ao terceiro encontro de águia ao peito — abandonou aos 37 minutos a partida na Luz com o Moreirense, do dia 8 de fevereiro deste ano — e foi operado a 17 de fevereiro. Fez ontem precisamente 9 meses.

O Benfica informava, pois, nesse mesmo dia que Manu «foi operado com sucesso ao joelho esquerdo» e que «a cirurgia foi realizada por José Carlos Noronha, médico especialista em lesões ligamentares do joelho, e foi acompanhada pelo departamento médico do Benfica».

José Mourinho, que tem agora nas mãos a decisão sobre o momento exato do regresso do jogador à competição, explicou a 20 de outubro, durante a antevisão da partida da UEFA Champions League com o Newcastle, em Inglaterra, que o médio deveria reunir condições para voltar precisamente no momento da temporada em que a equipa se encontra. «Pensamos que vai estar a treinar connosco na próxima semana de forma global. Faz muitas coisas com controlo, mas na próxima semana pode integrar o trabalho normal com a equipa. No final de novembro já estará em condições de jogar», afirmou então o treinador.

A paragem de competições de clubes de novembro para compromissos de seleções parece, pois, mais do que perfeita para Manu Silva, que trabalhou no centro de estágio do Seixal ao contrário de outros médios do plantel, como Richard Ríos, que continua ao serviço da Colômbia, Leando Barreiro, que esteve ontem em campo pelo Luxembrugo, ou João Veloso, que vestiu a camisola da equipa de sub-20 de Portugal e só agora está disponível para voltar ao Seixal.

A Benfica, SAD, liderada por Rui Costa, pagou pelo então futebolista de 23 anos €12 milhões, em negócio que pode atingir os €14 M, mediante cumprimento integral dos bónus acordados com o emblema minhoto. O V. Guimarães terá ainda direito a 20 por cento da mais-valia de uma futura venda.