Gunther Steiner finaliza a compra da Tech3 e entra em MotoGP
O antigo chefe da Haas na Fórmula 1, Gunther Steiner, finalizou a compra da equipa Tech3 de MotoGP, segundo o motorsport.com.
De acordo com fontes próximas de ambas as partes envolvidas no negócio, a equipa, fundada em 1990 por Hervé Poncharal e Guy Coulon, foi vendida por pouco mais de 20 milhões de euros.
A Tech3 estreou-se na categoria rainha do Campeonato do Mundo de Motociclismo em 2001, tendo anteriormente conquistado o título mundial na classe de 250cc com o piloto francês Olivier Jacque.
Este é o primeiro grande negócio no MotoGP desde que a Liberty Media comprou a Dorna, detentora dos direitos comerciais do campeonato, por 4,3 mil milhões de euros.
Grande parte do dinheiro com que Steiner comprou a Tech3 vem da Apex, empresa que gere os investimentos de mais de 100 atletas profissionais, incluindo o piloto da McLaren, Lando Norris. Acredita-se também que vários pilotos de Fórmula 1 já são acionistas da Apex, mas os seus nomes permanecem, por enquanto, em segredo. Um dos negócios mais recentes da Apex foi a compra de uma participação de 20% na equipa Alpine de Fórmula 1.
Poncharal confirmou anteriormente as negociações para a venda da Tech3, revelando que não estava apenas a conversar com Gunther Steiner. Não oficialmente, já se sabe que os novos proprietários manterão a Tech3 como uma equipa francesa, e que Steiner assumirá a liderança operacional.