GP Indonésia: Miguel Oliveira vai partir em 12.º e foi 10.º no sprint
Luca Marini (Mooney VR46) surpreendeu esta madrugada ao alcançar a sua primeira pole-position em Moto GP, sendo o mais rápido na qualificação para o GP da Indonésia, mas posição que não conseguiu manter na corrida sprint. Essa foi ganha pelo espanhol Jorge Martin, que conseguiu fazer uma grande prova, pois tinha partido de 6.º na grelha, e que assume a liderança do campeonato do Mundo.
NEW CHAMPIONSHIP LEADER! 👏@88jorgemartin has turned 2023 on its head! 🔄#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/zgC128dn0I
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 14, 2023
No circuito de Mandalika, o italiano bateu na qualificação Maverick Viñales por 31 milésimos e Aleix Espargaró por 154 milésimos, ambos em Aprilia.
7 different polesitters across 15 race weekends so far in 2023🔥⏱️@Luca_Marini_97 joins a very prestigious club after his maiden #MotoGP pole today! 🤩#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/Q5fJj5tNko
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 14, 2023
Depois de ser 7.º nos treinos, Miguel Oliveira foi o 12.º mais rápido na Q2, posição em que partiu para a corrida sprint, à frente do até agora líder mundial Pecco Bagnaia, e da qual vai partir para a corrida de domingo. Oliveira acabou por ser 10.º na corrida sprint, mesmo à porta dos pontos (há pontuação até ao 9.º).
No pódio, atrás de Martin, ficaram Luca Marini e Marco Bezzecchi, que apesar de recente operação à clavícula, conseguiu passar Vinales no final.
Jorge Martin passa a liderar com 328, mais 7 que Bagnaia (tinha menos 3 antes do sprint), e com Bezzecchi a 56. Miguel Oliveira mantém a 13.ª posição com 69 pontos.
A Ducati assegurou já o título de construtores.
The Constructors' Crown is once again going to Borgo Panigale! 👏
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 14, 2023
Four in-a-row, congratulations @ducaticorse! 🏆#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/0slC4oW1mb
(notícia atualizada às 8.43 horas)