Miguel Oliveira em ação na corrida Sprint na Indonésia - Foto: IMAGO

GP Indonésia: Miguel Oliveira a 13 segundos do líder na corrida 'sprint'

Piloto português ficou em 10.º lugar a 12,988 segundos do vencedor Marco Bezzecchi

Miguel Oliveira ficou em 10.º lugar na corrida 'sprint' do GP da Indonésia que se realizou este sábado de manhã.

O piloto português - com mais 12,988 segundos que o líder Marco Bezzecchi - foi o melhor classificado da equipa Prima Pramac Yamaha, uma vez que o colega Jack Miller terminou em 12º.

Marco Bezzecchi conquistou a sua segunda vitória em corridas Sprint da temporada de MotoGP, triunfando de forma dramática na prova curta no circuito de Mandalika, na Indonésia.

Bezzecchi deu a volta a começo desastroso

O piloto italiano teve um arranque desastroso da pole position e, a meio da primeira volta, encontrava-se apenas em oitavo lugar. No entanto, conseguiu progredir gradualmente na classificação, alcançando o líder Fermín Aldeguer, que liderava desde o início, na volta final.

Bezzecchi atacou o piloto da Gresini Ducati com uma travagem muito tardia para a curva 11, e depois defendeu a tentativa de contra-ataque do espanhol na abordagem à curva 13, para vencer com uma vantagem de apenas 0.157 segundos. Em comparação, na qualificação, Bezzecchi tinha batido Aldeguer na luta pela pole position com uma margem de 0.398 segundos.

Em terceiro lugar, atrás de Bezzecchi e Aldeguer, terminou o piloto da Trackhouse Aprilia, Raúl Fernández, com Joan Mir e Álex Márquez a completarem o top cinco. Luca Marini cruzou a linha de meta na sexta posição, mas está sob investigação por uma infração às regras de pressão mínima dos pneus, o que poderá resultar numa penalização de 8 segundos.

Campeão mundial fica em 7º lugar

Para já, o sétimo classificado é o campeão mundial Marc Márquez, que teve de cumprir a volta longa devido a um contacto com Álex Rins na primeira volta. No entanto, esta penalização não é a única razão para o desempenho relativamente fraco do piloto da Ducati, que desde o início do fim de semana não tem demonstrado o nível a que nos habituou até agora em 2025.

Os dois últimos lugares na zona pontuável foram conquistados pelos companheiros de equipa da VR46 Ducati, Franco Morbidelli e Fabio Di Giannantonio. Chegaram ao fim da corrida Sprint também Miguel Oliveira, Brad Binder, Jack Miller, Rins e Francesco Bagnaia, que em 13 voltas acumulou um atraso de mais de 29 segundos em relação ao vencedor Bezzecchi.

Bezzecchi mais perto do pódio

Na classificação geral, o campeão Marc Márquez soma 544 pontos e uma vantagem de 198 sobre o seu irmão mais novo, Álex, que lidera com 72 pontos à frente de Bagnaia na luta pelo segundo lugar na classificação final. Após a vitória de hoje, Bezzecchi aproximou-se a apenas 20 pontos do bicampeão mundial na batalha pela medalha de bronze no final da temporada.

A corrida do Grande Prémio da Indonésia, 18.ª ronda da temporada de 2025 de MotoGP, está agendada para amanhã de manhã.