Goleada e apuramento: Inglaterra carimba passaporte para o Mundial 2026
Está feito! A Inglaterra garantiu, esta terça-feira, o apuramento para o Mundial 2026 depois de golear a Letónia na oitava jornada da fase de qualificação e carimbar o primeiro lugar do grupo. Caminhada perfeita para os ingleses que somam seis vitórias em seis jogos e zero golos sofridos neste apuramento.
A precisar de um triunfo para fechar o apuramento, esperava-se uma entrada forte da Inglaterra. E foi isso que aconteceu. A superioridade teórica da turma de Thomas Tuchel foi demonstrada em campo desde o primeiro minutos. A Letónia, tímida e encolhida, limitou-se a defender, enquanto os ingleses trocavam a bola com rapidez, procurando cansar o adversário e desmontar o bloco defensivo.
A resistência letã durou 26 minutos e tudo graças a um culpado: Anthony Gordon. O extremo -esquerdo do Newcastle recebeu o passe longo de Stones, encarou o adversário direto, ultrapassou-o e atirou a contar.
O golo colocou a Inglaterra virtualmente apurada, mas pouco ou nada mudou no jogo. A seleção dos três leões continuou a pressionar e foi sem surpresas que o golo voltou a aparecer, desta vez, pelo suspeito do costume. Aos 44', Harry Kane apareceu à entrada da área e rematou de pé esquerdo para o 2-0.
Mas o goleador do Bayern não ficou por aqui. Ainda antes do intervalo, o capitão inglês voltou a faturar. Desta vez, ao converter com sucesso uma grande penalidade (45+4'). 21 golos, em 13 jogos esta temporada, para Kane.
Na segunda parte, a história foi a mesma: Inglaterra por cima, Letónia sem argumentos. De resto, a partida pode ser resumida ao lance do quarto golo inglês. Spence cruzou da direita, Zviedris falhou a saída e a bola, caprichosamente, bateu em Maksims Tonisevs, que, traído pelo erro do guarda-redes, marcou na própria baliza (58').
As contas ficaram fechadas já na reta final. Movimento para dentro de Eberechi Eze - perante a passividade letã - e remate certeiro para o 5-0 (86').
A Inglaterra terminou o jogo com 68% de posse de bola, 24 remates (contra seis dos letões) e os três pontos, que levam os britânicos até ao 17.º Mundial da sua história. Agora, na cabeça dos ingleses, o foco vira-se para tentar repetir o feito de 1966 e, de uma vez por todas, levar o futebol de volta para casa...
Sérvia sofre em Andorra
No outro jogo do grupo, a Sérvia até foi a Andorra vencer, mas não com a facilidade que se esperava.
De resto, até foram os anfitriões que, surpreendentemente, começaram na frente, quando Guillaume Lopez marcou o terceiro golo de Andorra nesta fase de qualificação (17'). No entanto, a surpresa ficou por aqui e, apenas dois minutos depois, os sérvios chegaram ao empate, graças a um autogolo de Christian Garcia.
Andorra tentou aguentar o empate, mas a reviravolta chegou mesmo. Aos 54', Dusan Vlahovic fez o 2-1 e, aos 77', Aleksandar Mitrovic selou o resultado final.