Francisca Martins estará numa final individual pela quinta vez
Francisca Martins estará numa final individual pela quinta vez

Francisca Martins garante 50 finais de Portugal em Europeus

A presença esteve em duvida devido a uma igualdade de tempo com uma britânica para ocupar a última vaga da discussão das medalhas dos 200 livres, mas depois de uma solução pouco usual da European Aquatics, a nadadora do Foca será finalista pela terceira vez neste campeonato, quinta na carreira individualmente no evento e abre a porta à meia centena do País em Euros em piscina longa

Pela terceira vez no 38.º Europeu de Paris-2026, segunda em provas individuais, Francisca Martins marcará presença numa final. Desta feita, a dos 200 metros livres. E, pela terceira ocasião, segunda individual, bateu um recorde nacional.

Apesar de a internacional do Foca. de 23 anos, ter terminado as meias-finais dos 200 livres com o mesmo tempo do que a britânica Leah Schlosshan (1.57,56), não se realizará um swim-off (desempate) no final da sessão desta quarta-feira. Assim, a discussão das medalhas, amanhã, será efetuada com nove nadadoras. Decisão salomónica tomada por ambas as seleções, depois de a solução ter sido apresentada pela European Aquatics.

Evita-se assim um desgaste extra para atletas que têm tido provas - eliminatórias, semifinais e finais - consecutivas desde o primeiro dia dos campeonatos. Curiosamente, Francisca e Leah haviam nadado na segunda das duas meias-finais dos 200 livres, estando separadas por apenas uma pista.

Francisca eleva assim para 47 vezes a presença de nadadores portugueses em finais em Campeonatos da Europa de longa, que juntando as três em estafetas perfaz um total de 50. Número redondo a celebrar e que se atingiu sobretudo devido ao aumento de finalistas nas últimas edições.

Mário Simas, com um 7.º lugar aos 100 costas em Monte Carlo-1947, na sexta vez que se disputava o evento, mas a primeira em que Portugal esteve presente e só com esse atleta, marcou o nício da caminhada que em Roma-2022 atingiu o máximo de nove finalistas, incluindo as medalhas de bronze de Diogo Ribeiro (50 mariposa) e Gabriel Lopes (200 estilos) que ajudam a que até hoje existam sete pódios, mas com apenas Camila Rebelo a conseguir duplicar a presença.

A checa Barbora Seemanová, com 1.55,77m, foi a mais rápida entre as 16 semifinalistas, seguida pela britânica Freya Colbert (1.56,28) e pela neerlandesa Marrit Steenbergen (1.56,35).

De manhã, nas eliminatórias, Francisca havia terminado na 7.ª posição, com 1.58,56 min, enquanto Colbert foi 9.ª, com 1.58,66m, entre 45 participantes.

Na semifinal, Martins superou o recorde nacional (1.57,80), que a própria havia fixado há dois dias ao efetuar o primeiro percurso da final da estafeta feminina de 4x200 metros livres.

Ao carimbar o visto para a final dos 200 livres, esta será a sua quinta final individual em duas edições do campeonato, dilatando a vantagem de presenças face às três de Tamila Holub e Diana Durães — máximo que superou ontem ao disputar a dos 800 livres, na qual foi 8.ª classificada.

Nas eliminatórias dos 4x200 livres, ao lado de Anna Fomina, Ema Conceição e Mariana Cunha, Francisca ajudou igualmente a arrasar a melhor marca nacional (8.13,42), que resistia há mais de oito anos, ao registarem 8.01,21m.

Em Belgrado-2024, Francisca já cometera o feito de conseguir disputar três finais: 200 livres (7.ª), 400 livres (onde conquistou a medalha de bronze) e 800 livres (4.ª). 

Nas eliminatórias, um dia depois de ter sido prata nos 200 costas Camila Rebelo nadou os 50 costas apenas para manter o foco na competição até chegar a hora dos 100. A olímpica do Louzan Natação foi 31.ª, com 29,14s, entre 42 nadadoras. Aquém do máximo pessoal de 28,65 que persiste desde o Mundial de Fukuoka-2023, e o recorde nacional de Rafaela Azevedo (28,64).

Quanto a Vasco Morgado, terminou em 44.º aos 100 mariposa com 53,51s. O nadador do Algés tem como melhor registo 53,12 e o recorde de Portugal são 51,17 obtido por Diogo Ribeiro no Mundial de Doha-2024 em que se sagrou campeão do mundo.  

A iniciar sessão com Google...