Sporting vai defrontar o Borussia Dortmund no 'play-off' de acesso aos oitavos de final.

Fim do prolongamento na UEFA Champions League em estudo

Objetivo do organismo que superintende o futebol europeu é diminuir a sobrecarga dos jogadores nas eliminatórias, mas a proposta ainda está numa fase muito inicial

Numa época em que mudou por completo o formato das competições europeias, da fase de grupos para a fase de liga, a UEFA está a estudar a possibilidade de fazer mais uma grande mudança... o fim dos prolongamentos na UEFA Champions League.

Nestes últimos dias, vários representantes do sindicato dos jogadores (FIFPro), incluindo Sergio Marchi, o presidente, e outros membros da UEFA, como o presidente, Aleksander Ceferin, discutiram essa proposta, em Nyon, logo após o sorteio do play-off.

O objetivo seria diminuir o tempo de jogo dos jogadores, numa altura em que são bastantes as críticas relativamente ao calendário apertado, que resulta em lesões e sobrecarga nos atletas, e também ao pouco tempo de treino e recuperação. Assim, se a eliminatória terminasse empatada, a decisão iria logo para as grandes penalidades, em vez de se jogar mais 30 minutos.

Esse já é o caso em algumas competições, incluindo a Taça da Liga em Portugal, lembrando que esta última final entre o Sporting e o Benfica não teve prolongamento, foi logo para os pontapés de penáltis e as águias venceram, por 7-6. Outro exemplo foi a Supertaça Europeia entre o Sevilha e o Manchester City, em 2023, conquistada pelos ingleses.

No entanto, esta proposta está apenas numa fase inicial, nada definitivo, pelo contrário, está tudo a ser discutido apenas em conversas informais, mas pode ser esta a solução encontrada para tentar reduzir alguma sobrecarga dos jogadores.