Gabri Veiga desejado no Dragão
Transferência de Gabri Veiga pode ficar fechada nas próximas horas (IMAGO)

FC Porto: o ponto de situação de Gabri Veiga

SAD do FC Porto não ultrapassará limites para contratar o jovem médio ao Al Ahli. Vontade do jogador será determinante, mas o clube da Arábia Saudita não parece disposto a facilitar nas suas exigências. Nova ronda negocial na próxima semana

O conclave negocial entre o FC Porto e o Al Ahli por Gabri Veiga está longe do seu epílogo. Segundo informações apuradas por A BOLA, o emblema de Jeddah mantém-se inflexível e deseja forçosamente recuperar boa parte do investimento feito há dois anos, quando pagou 30 milhões de euros ao Celta de Vigo para contratar o craque espanhol.

A cúpula do futebol profissional, composta por André Villas-Boas, Andoni Zubizarreta e Jorge Costa, está a envidar todos os esforços no sentido de convencer os responsáveis do Al Ahli a libertar o jogador por valores dentro dos 16/17 milhões de euros, oferecendo ainda uma percentagem do passe do jogador para se chegar a uma plataforma de entendimento.

Gabri Veiga está avaliado em 23 milhões de euros pelo site especializado em cotações de mercado Transfermarkt e os arábes exigem que os azuis e brancos subam a parada, dificultando a intenção de o FC Porto inscrever o médio a tempo de jogar o Mundial de Clubes já de dragão ao peito.

O Al Ahli realiza o seu último compromisso da temporada amanhã, diante do Al-Riyadh, pelo que os dirigentes portistas irão avançar depois com uma nova ronda de negociações, nas quais terá um peso determinante a vontade de Gabri Veiga, ele que há dois anos se mudou de armas e bagagens para o futebol da Arábia Saudita com apenas 20 anos, mas desde então já encaixou entre ordenados, prémios de assinatura e de jogo um montante na ordem dos 30 milhões de euros. Uma independência financeira que lhe possibilita duas épocas depois voltar à Europa e prosseguir carreira em Portugal, sempre de olho no potencial regresso à seleção de Espanha.

Apesar de a vontade acérrima em contratar o craque espanhol, André Villas-Boas não pretende cometer nenhuma loucura financeira que coloque em causa as agora equilibradas finanças do FC Porto. Nesse sentido, terá de haver bastante jogo de paciência e de cintura nesta fase de negociações com os árabes e perceber que qualquer insistência pode colocar em causa o negócio.

O ambiente em torno de Gabri Veiga no Al Ahli já conheceu melhores dias, como foi possível verificar no final do último jogo da Liga saudita, no qual foi vaiado pelos adeptos do clube. Companheiro de Galeno na equipa saudita, o espanhol, de 22 anos, soma esta temporada oito golos e seis assistências em 45 aparições, mas sente que chegou o momento de voltar ao futebol europeu, onde existe claramente maior competitividade e outra visibilidade.

O FC Porto continua a acenar com uma verba na ordem dos 16/17 milhões de euros e espera pacientemente que seja o suficiente para contratar um jogador jovem de inegáveis qualidades técnicas.

Sugestão de vídeo: