FC Porto impõe primeira derrota ao Marítimo em jogo com grande susto
Num confronto entre duas das equipas que continuavam invictas ao fim de cinco jornadas, o FC Porto venceu o Marítimo em casa por 35-27.
Ao contrário do que acontece em grande parte dos jogos, a disputa do resultado manteve-se em aberto até perto do final, apesar de o FC Porto nunca ter permitido sequer que o adversário empatasse a partida.
Os dragões entraram a perder 2-0, mas responderam com um parcial de 6-0 em sete minutos e nunca mais perderam a liderança do marcador.
Ainda assim, aos 14’, um parcial de 5-0 do Marítimo permitiu empatar o jogo (8-8), naquela que seria a última igualdade da partida.
Pouco depois, Vasco Costa protagonizou o momento que podia ter manchado a tarde. O jovem lateral internacional português lesionou-se sozinho no joelho direito, saindo em lágrimas e ao colo de Guilherme Borges.
O público no Dragão Arena ficou praticamente em silêncio, a sofrer as dores do jogador de 20 anos que se estreou na equipa principal dos dragões aos 14 (!) e que já lidou com uma lesão grave, mas no que restou da partida, apesar de não ter voltado a jogar, foi mostrando sinais de que a lesão não seria tão grave como se podia temer.
Voltando ao jogo, ao intervalo a equipa da casa vencia por 20-16, com Miguel Oliveira a liderar ofensivamente a equipa, com seis golos, e Diogo Rêma em excelente plano na baliza portista, com sete defesas (acabou com mais de uma dezena).
Aos cinco minutos da segunda parte o FC Porto aumentou a diferença para sete golos (24-17), fruto do desacerto do ataque maritimista, que à semelhança do que já é habitual na equipa de Paulo Fidalgo, apostou no 7x6 desde o primeiro minuto de jogo.
Porém, o conjunto insular nunca baixou os braços e voltou a reduzir a diferença para dois, fruto de um novo parcial de 5-0, que nem um time-out de Carlos Martingo travou e que levou o resultado para 24-22.
Depois disso, contudo, o FC Porto não voltou a deixar o adversário aproximar-se no marcador e confirmou o triunfo de forma segura. O conjunto portista sobe ao terceiro lugar, atrás do Sporting e deste Marítimo, e à frente do Benfica, apesar de ter menos um jogo disputado do que os adversários. Na próxima quarta-feira, os dragões acertam o calendário, com a reeção ao ABC.