FAAND faz balanço positivo do Nacional Júnior Feminino

Prova culminou com a conquista do título por parte do Petro de Luanda

Chegou ao fim, na província de Benguela, o Campeonato Nacional Júnior Feminino de Andebol, prova que culminou com a conquista do título por parte do Petro de Luanda e deixou marcas claras de evolução técnica e competitiva na modalidade.

​Na disputa pelo último lugar do pódio, a formação do 1.º de Agosto assegurou a medalha de bronze ao superar o Mendonça Sport Clube por uma margem confortável de 22-15. Apesar de alcançar a 3.ª posição, o treinador adjunto militar, Jorge Fortunato, fez um balanço agridoce da campanha. Embora valorize a presença no pódio, admitiu que a meta principal passava pela presença na grande final, atribuindo o desfecho à falta de serenidade nos momentos de maior pressão.

Por sua vez, a direção da Federação Angolana de Andebol (FAAND) fez uma leitura altamente satisfatória do torneio. Em declarações de balanço, a vice-presidente da instituição, Teresa Ulundo "Xinha", destacou a maturidade tática e a competitividade demonstrada pelas equipas participantes, fazendo uma menção especial ao crescimento de províncias como Huíla, Malanje, Benguela e Luanda.

​Para a dirigente e antiga internacional angolana "este salto qualitativo nas quadras nacionais é fruto da rodagem e da experiência internacional acumulada por muitas destas jovens atletas, que recentemente representaram o país nos Campeonatos do Mundo das categorias de Cadetes (disputado na China) e de Juniores (na Roménia)."​

Com o fim do Campeonato Nacional Júnior Feminino, a FAAND encerra mais uma etapa do seu calendário desportivo e volta agora as atenções para o planeamento das próximas competições do calendário nacional, nomeadamente a preparação das edições da Taça de Angola, da Supertaça e dos restantes Campeonatos Nacionais.

A iniciar sessão com Google...