Atualmente Karel Abraham é comentador de MotoGP e embaixador da Ducati. IMAGO

Ex-piloto trocou velocidade pelo topo do Everest

O checo Karel Abraham subiu os 8.848 metros do Evereste, a montanha mais alta do Mundo, nos Himalaias, uma adrenalina diferente da que sentiu durante os 14 anos que esteve no Mundial de MotoGP

Muitos fãs do motociclismo devem lembrar-se de Karel Abraham, mesmo que os seus resultados nunca tenham sido de relevo, e apenas tenha vencido uma corrida. Agora, porém, o checo alcançou um feito de que poucos podem orgulhar-se ao subir ao topo do Monte Evereste, a montanha mais alta do Mundo.

«Monte Evereste. A montanha mais alta do Mundo. Fisicamente, e ainda mais mentalmente, foi o desafio mais difícil da minha vida», escreveu o antigo piloto nas redes sociais. «Embora tenha conseguido chegar ao cume, devo admitir que subestimei esta aventura. Estas memórias permanecerão para sempre», acrescentou o ex-piloto, 35 anos, atual comentador televisivo na Chéquia e embaixador da Ducati.

Abraham despediu-se, em 2019, com 214 corridas nas três categorias do Campeonato mundial e apenas uma vitória, no GP de Valência, em 2010, em Moto2. Nesse mesmo ano conquistou dois pódios antes do salto para o MotoGP. Na categoria rainha, o piloto conquistou repetidamente o sétimo lugar, o melhor resultado da sua história na elite. Ainda se aventurou nas Superbikes, mas não foi muito melhor, com um nono lugar como melhor resultado.

Abraham financiou grande parte da carreira graças aos esforços financeiros do pai, dono do circuito de Brno desde 2005, que este ano regressa ao calendário.

Sugestão de vídeo