Ex-piloto trocou velocidade pelo topo do Everest
Muitos fãs do motociclismo devem lembrar-se de Karel Abraham, mesmo que os seus resultados nunca tenham sido de relevo, e apenas tenha vencido uma corrida. Agora, porém, o checo alcançou um feito de que poucos podem orgulhar-se ao subir ao topo do Monte Evereste, a montanha mais alta do Mundo.
Former MotoGP rider Karel Abraham has climbed to the highest point on Earth: the summit of Mt Everest ⛰️
— Crash MotoGP (@crash_motogp) May 16, 2025
https://t.co/acum0wdkIY
«Monte Evereste. A montanha mais alta do Mundo. Fisicamente, e ainda mais mentalmente, foi o desafio mais difícil da minha vida», escreveu o antigo piloto nas redes sociais. «Embora tenha conseguido chegar ao cume, devo admitir que subestimei esta aventura. Estas memórias permanecerão para sempre», acrescentou o ex-piloto, 35 anos, atual comentador televisivo na Chéquia e embaixador da Ducati.
Abraham despediu-se, em 2019, com 214 corridas nas três categorias do Campeonato mundial e apenas uma vitória, no GP de Valência, em 2010, em Moto2. Nesse mesmo ano conquistou dois pódios antes do salto para o MotoGP. Na categoria rainha, o piloto conquistou repetidamente o sétimo lugar, o melhor resultado da sua história na elite. Ainda se aventurou nas Superbikes, mas não foi muito melhor, com um nono lugar como melhor resultado.
And finally, home hero Karel Abraham #KA17 will be taking your questions on Thursday! Use #AskAbraham to send them in! pic.twitter.com/Ku6YdfwfAY
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) August 1, 2017
Abraham financiou grande parte da carreira graças aos esforços financeiros do pai, dono do circuito de Brno desde 2005, que este ano regressa ao calendário.