Seleção Nacional venceu as últimas duas edições de Europeus
Seleção Nacional venceu as últimas duas edições de Europeus - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Europeu: Portugal já conhece adversários

Equipa lusa é bicampeã em título. Itália, Polónia e Hungria no caminho

Realizou-se, esta sexta-feira, na Zalgirio Arena, em Kaunas (Lituânia), o sorteio do Europeu de futsal de 2026, que se realizará na Eslovénia, Letónia e Lituânia, com Portugal a ficar inserido no Grupo D juntamente com Itália, Polónia e Hungria.

Eis a constituição dos quatro grupos - Foto: UEFA

Diga-se que na equipa lusa, atual bicampeã em título (2018 Eslovénia e 2022 Países Baixos), vai jogar a fase de grupos na Eslovénia, sendo que a fase a eliminar também será no mesmo país.

Esta é a 11.ª participação de Portugal numa fase final de um Europeu, que vai na 13.ª edição, tendo apenas falhado as edições de 1996 e 2001.

Eis o troféu que Portugal vai tentar trazer para Portugal - Foto: UEFA

«São três adversários fortes. Itália tem vindo a impor-se com qualidade, fez agora um play-off muito bom e eliminou o Cazaquistão. Todos conhecemos os jogadores italianos, é uma equipa forte. Tem jogadores com um nível muito bom. A Polónia tem evoluído imenso, chegou agora à final da Taça das Nações com o Brasil, fez excelentes jogos. Do ponto de vista competitivo e da organização, a Polónia está naquele patamar para incomodar quem tradicionalmente se considera mais forte. É uma equipa que está a competir muito bem e que vai ser exigente», começou por analisar o selecionador nacional, Jorge Braz, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol».

«A Hungria tem um selecionador espanhol extremamente competente e que está a tentar colocá-los num nível acima. Com todo o mérito se qualificou. Olhando para o grupo, são três adversários diferentes, mas três equipas extremamente organizadas e competitivas. O mais importante é a forma como nos vamos preparar para vencer o grupo. Queremos olhar para nós, a seleção mais importante do grupo somos nós», acrescentou.

Jorge Braz é selecionador nacional desde 2010 (Imago)
Jorge Braz é selecionador nacional desde 2010 - Foto: IMAGO

No que se refere a objetivos, o treinador foi claro: «Queremos ser Portugal, o objetivo é vencer o grupo. Neste momento, num Campeonato da Europa não há escolhas fáceis, é tudo muito homogéneo, qualquer surpresa pode acontecer. É só vermos os jogos de preparação recentes, várias surpresas, seleções de ranking inferior a vencer as de cima. É tempo de organizar muito bem a preparação. Mais do que prepararmos os adversários é importante prepararmo-nos a nós próprios. Isso é fundamental, queremos estar bem.»