Euro 2026: Portugal bate Espanha e agora é torcer pela Alemanha!
Portugal chegou ao intervalo a vencer por quatros golos (12-16), uma primeira parte que terminou com um lance livre direto, cobrado por Francisco Costa, que acertou a barreira espanhola, mas é o melhor marcador até então com seis golos.
Diogo Valério, escolhido para começar na baliza depois da exibição com a Noruega, teve um primeiro tempo de grande nível com seis defesas (38%), mas a defesa portuguesa também se mostrou sólida e ajudou. A eficiência ofensiva da Espanha melhorou na reta final, mas não o suficiente para diminuir muito a diferença.
Martim regressou bem, ainda que menos exuberante, mas a Espanha também voltou motivada do balneário, mantendo a defesa cerrada (3x2x1) sobre Rui Silva e os manos Costa. Ainda assim, a Seleção Nacional foi resistindo e mesmo quando o capitão português foi excluído (19-23), aos 10 minutos, conseguiu manter-se no comando.
Mas a ameaça espanhola era real, numa tarde muito azarada na guerra com os postes. Quase a chegar aos 15 minutos (21-25), Paulo Pereira trocou Valério por Capdeville e o guarda-redes do Benfica entrou bem.
Kiko Costa voltou a sorrir, conquistou um livre de sete metros e excluiu Serradilla. Areia não falhou o golo naquele que é o seu 25.º encontro em Europeus e Portugal passou para seis golos, uma almofada confortável para o tempo que restava.
Com 10 minutos para jogar (23-28), Paulo Pereira pediu time out e decidiu jogar 7x6, sem guarda-redes. Apesar de António Areia ter falhado um sete metros, Portugal recuperou a bola e Rui Silva pediu calma aos companheiros, antes de entregar a bola a Iturriza para fazer o 23-26. Os espanhóis tentaram aproveitar a baliza vazia mas falharam e Portugal praticamente sentenciou a partida com 23-30 e sete minutos para o final do jogo.
Apesar do risco, Portugal continuou a marcar e chegou mesmo à vantagem de oito golos (32-24) que limpava o saldo negativo que tinha em relação à Noruega, mas
Se Portugal conseguir discutir o jogo do 5.º e 6.º lugar, o mesmo vai realiza-se sexta-feira, às 14h30.
Artigos Relacionados: