Estoril Open: Henrique Rocha deu luta, mas foi eliminado em batalha de 3 horas
Num início de tarde marcado pelo atraso em 1h30 dos jogos, por causa da chuva, os não favoritos ganharam o primeiro set e o jogo - o espanhol Pedro Martínez foi eliminado pelo russo Alexey Vatutin (4-6 e 3-6) e o belga Kimmer Coppejans foi afastado pelo cazaque Denis Yevseyev (2-6 e 4-6), ambos por 0-2 -, e o português Henrique Rocha esteve perto de conseguir fazer o mesmo diante do chileno Nicolas Jarry, mas acabou por perder na primeira ronda do quadro principal, por 1-2 (7-6, 3-6 e 4-6), apesar de ter entrado a ganhar, num encontro que demorou quase 3 horas.
Após um primeiro bom jogo de serviço, que não teve resposta do adversário, essa tendência manteve-se, até ao quinto jogo. Nessa altura, o luso deixou-se empatar 40-40, mas nas vantagens resistiu.
O chileno ameaçou e na oportunidade seguinte não desperdiçou, fazendo mesmo break no 40-15. Com o apoio do público, o luso reagiu ainda no primeiro set e conseguiu o seu primeiro break: esteve a vencer por 40-0, mas só conseguiu fechar o jogo no quarto match point, já em vantagens, empatando o set com 5-5. Ambos venceram os seus respetivos jogos de serviço e a decisão foi para tie break. O primeiro set demorou ligeiramente mais do que uma hora e ambos salvaram quatro match points cada, mas Rocha lá conseguiu ganhar o set no quinto match point, por 15-13!
UNREAL TIEBREAK!
— Millennium #EstorilOpen (@EstorilOpen) April 30, 2025
Henrique Rocha saves four set points and takes his 5th to lead Nicolas Jarry 7-6(13).
Incredible scenes!!! pic.twitter.com/aeKv1ABy1G
No segundo set, o chileno conseguiu logo o break na segunda tentativa, após novas vantagens e uma decisão da arbitragem que deixou dúvidas a Rocha. A resposta esteve perto de surgir logo de seguida, com o português a conseguir empatar 40-40, mas nas vantagens o chileno voltou a ser superior. Este set também demorou quase uma hora, 50 minutos para ser exato, e culpa foram dos constantes deuces até ao final. No entanto, não houve mais nenhum break e Jarry empatou o encontro (1-1), após um segundo match point, precisamente em vantagens (6-3).
Blink and you'll miss it 😳
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) April 30, 2025
A beautiful backhand winner from Henrique Rocha#ATPChallenger | @EstorilOpen pic.twitter.com/K4ZAyHGVzR
No terceiro set, após dois jogos de serviço ganhos para cada lado, foi o português que quebrou primeiro e sofreu break, após uma dupla falta e um erro não forçado. A partir daí nenhum dos lados vacilou mais e foi o número 7 desta competição, e número 57 do ranking mundial, a fechar o encontro com 6-4, apesar de um nono jogo em que o português recuperou de uma desvantagem de 0-40 para evitar a derrota.
Nice touch, Henrique 🔥 pic.twitter.com/PzWGxWH2sU
— Millennium #EstorilOpen (@EstorilOpen) April 30, 2025
O próximo adversário de Jarry é precisamente outro português, Gastão Elias, que conseguiu a sua segunda vitória da carreira no quadro principal desta competição, no dia anterior.