Espantoso: Pogacar venceu Milão-Sanremo com a bicicleta partida
Tadej Pogacar conquistou a sua primeira vitória na Milão-Sanremo no passado sábado, mas fê-lo com a bicicleta danificada. O seu mecânico, Bostjan Kavcnik, revelou à imprensa eslovena que o ciclista correu com uma peça traseira partida, consequência de uma queda a 32 quilómetros da meta.
A anomalia na bicicleta Colnago Y1RS só foi detetada por Kavcnik depois de Pogacar ter cruzado a linha de chegada, uma vez que o próprio atleta não se apercebeu de qualquer problema ao retomar a corrida.
«Para todos nós, foi uma corrida especial por causa do que aconteceu, e ele ganhou, mesmo com o quadro partido na queda e com o disco a roçar na superfície de travagem», detalhou o mecânico ao jornal Delo. «A forqueta traseira estava danificada, mas felizmente não se soltou. Se o Tadej soubesse do estado da bicicleta, não teria descido a encosta com tanta agressividade, a ponto de até o Tom Pidcock ter tido dificuldades em acompanhá-lo», acrescentou.
Apesar dos danos, a bicicleta não será descartada. «Esta bicicleta vai agora juntar-se à coleção pessoal do Tadej, mesmo estando danificada», confirmou Kavcnik. O técnico explicou ainda que, se soubesse da gravidade do problema, teria trocado imediatamente.
«O Tadej caiu sobre o lado esquerdo, que não tem desviador, mas o sistema antiqueda foi ativado», explicou. «Ele conseguiu engrenar a mudança sozinho e, como não sentiu mais nenhum desconforto, não trocámos de bicicleta». A queda também não alterou significativamente a estratégia da equipa UAE. «Aconteceu num momento em que planeávamos acelerar, o que os nossos ciclistas fizeram, não na frente da corrida, mas na perseguição ao grupo principal. Felizmente, o Tadej está tão bem preparado que conseguiu recuperar o tempo perdido», afirmou.
Novo objetivo
Mal terminou a prova, o foco de Pogacar virou-se para o seu próximo grande objetivo: a Paris-Roubaix, o único Monumento que lhe falta no palmarés. «Em Sanremo, ele sentiu o nível da concorrência e, assim que cruzou a meta, já estava totalmente focado em Roubaix. Imediatamente após a corrida, disse-me que precisava de rodas e pneus adequados para Roubaix, porque tinha de começar a treinar com eles», concluiu o mecânico.