Mikel Merino marcou três golos pela Espanha na Turquia
Mikel Merino marcou três golos pela Espanha na Turquia - Foto: IMAGO

Espanha passeia na Turquia com 'show' de Pedri e Merino

Espanhóis não deram hipóteses aos turcos e já são líderes isolados do grupo. Médio do Barcelona bisou e compatriota do Arsenal superou-o com um 'hat trick'

Seis golos! A Espanha visitou a Turquia na condição de favorito, este domingo, mas 6-0 foi um resultado demasiado devastador para as expectativas dos turcos, que eram de bater de igual para igual com uma das melhores seleções do mundo e lutar pela liderança do Grupo E, o que claramente não aconteceu. Akturkoglu, ex-Benfica, foi titular, Deniz Gul, do FC Porto, não saiu do banco.

Bastaram apenas seis minutos para os visitados perceberem ao que vinham: num excelente gesto técnico, Pedri tirou Çalhanoglu da frente e abriu o marcador com um golaço, silenciando os adeptos da casa. O médio do Barcelona foi novamente titular e viria também a fechar as contas, ao ser lançado por Oyarzabal num um para um com Çakir, aos 62 minutos.

A partir daí foi o show de Mikel Merino. O médio mostrou por que muitas vezes era usado por Mikel Arteta como número 9 e fez um hat trick! O primeiro golo é um hino ao futebol: numa espécie de... 'não, marca tu', os jogadores espanhóis transformaram a grande área turca num parque de diversões e ao estilo tiki-taka aumentaram a vantagem para 2-0, com Oyarzabal a assistir Merino, aos 22'.

Essa fórmula viria a ser repetida em cima do intervalo - embora o passe tenha sido de Pedri e o jogador da Real Sociedad tenha roubado a assistência - e o jogador do Arsenal chegou mesmo ao bis, com o guarda-redes turco a ficar um pouco mal na fotografia.

Ao contrário desse lance, Çakir nada podia fazer no quinto golo e no hat trick de Merino, que teve espaço à entrada da grande área para levar os seus compatriotas do banco de suplentes com um golaço.

Antes disso, Lamine Yamal assistiu Ferrán Torres num contra-ataque para o quarto. O ex-Manchester City não foi titular, mas rendeu o lesionado Nico Williams ainda na primeira parte, aos 44 minutos, antes do terceiro golo do jogo.

O jovem de 18 anos também teve uma grande oportunidade para marcar aos 24 minutos, mas falhou escandalosamente à frente da baliza após uma bela combinação com Pedri. Nessa altura, o jogo estava bastante intenso e partido, com contra-ataque atrás de contra-ataque, e os turcos até podiam ter reduzido o marcador, mas Unai Simón esteve muito bem entre os postes. Na segunda parte o ritmo baixou e a Espanha foi controlando o jogo até ao final.

Dois jogos, duas vitórias para Espanha, líder do Grupo E, que recebe a Geórgia no primeiro jogo do próximo estágio.