Jack Miller e Miguel Oliveira são os pilotos da Pramac Racing Yamaha com o lugar em risco. Foto/Yamaha

Equipa de Miguel Oliveira contrata campeão de Superbikes e alguém terá de sair

A Yamaha confirmou a contratação de Toprak Razgatlioglu como novo piloto da Prima Pramac Yamaha em MotoGP a partir de 2026 e a questão que se coloca é: quem vai sair?

O piloto turco, Toprak Razgatlioglu, atual campão mundial de Superbikes, assinou contrato com a marca japonesa e vai dar o ambicionado salto para o MotoGP já a partir de 2026.

A chegada à categoria rainha do Mundial de velocidade de 'El turco' como é conhecido o piloto não é propriamente uma surpresa já que há muito é comentada esta possibilidade, até porque Stoprak já foi campeão com uma Yamaha (2021) nas Superbikes e é amigo de longa data de  Paolo Pavesio que lidera Yamaha Racing.

O que ninguém arrisca dizer, nem o comunicado oficial toca no tema, é quem será o piloto que vai sair para entrar o campeão de Superbikes. O australiano Jack Milller termina contrato no final da época, terá recebido uma proposta milionária da Honda para se mudar precisamente para o Mundial de Superbikes, mas os seus resultados até ao momento, no Mundial de MotoGP, são dos mais animadores para a equipa.

Já o português Miguel Oliveira tem contrato com a Yamaha Racing até final de 2026, de acordo com as informações divulgadas na altura do acordo e, por isso, o mais provável é que a partir da próxima temporada faça dupla na Prima Pramac Yamaha com o turco, de 28 anos. Contudo, algumas informações sugerem que possa existir uma cláusula em função dos resultados que, neste momento, não favorecem o piloto de 30 anos. Ainda assim, o mesmo estará protegido pelo acidente sofrido no GP da Argentina, sem qualquer responsabilidade, e que o obrigou a ficar fora do Mundial praticamente dois meses.

O talento do piloto turco, - embora muitos especialistas tenham passado os últimos dias a avisar que a mudança será brutal e não há garantias de uma transição pacífica -, a mudança de regulamentos de 2027 e de pneus da categoria rainha para a Pirelli, que Toprak tão bem conhece, terão sido fatores determinantes na concretização do acordo por dois anos.