Emeric Guerillot, esquiador olímpico português. - Foto: IMAGO

Emeric Guerillot diz adeus à participação olímpica com desqualificação no slalom

Esquiador caiu 10 segundos depois da partida da primeira manga

Terminou a participação de Emeric Guerillot nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, após o esquiador português ter sido desqualificado esta segunda-feira na primeira manga da prova de slalom. Apesar do desfecho, o atleta saiu da competição com o registo histórico de ter igualado o melhor resultado de sempre de Portugal na modalidade de esqui alpino.

A prova, disputada no centro de esqui de Stelvio, em Itália, ficou marcada por condições climáticas muito adversas, com queda de neve intensa. Guerillot, de 18 anos, caiu após 10 segundos, juntando-se a mais de metade dos 95 participantes que não conseguiram completar a primeira manga.

Recorde-se que, na sua estreia olímpica, Emeric Guerillot já tinha feito história na quarta-feira ao alcançar o 32.º lugar no Super G. Este resultado igualou a melhor marca de um atleta português na modalidade, obtida por Georges Mendes no slalom dos Jogos de Lillehammer 1994, há 32 anos.

No sábado, na prova de slalom gigante, o jovem atleta terminou na 38.ª posição, após uma ligeira recuperação na segunda manga.