Dois ciclistas holandeses decidiram fazer uma pausa e esperar escondidos pelo pelotão. Reprodução Flame Rouge

Dois ciclistas esconderam-se atrás dos carros para enganar o pelotão

Os holandeses baixaram-se e esperaram que os adversários chegassem ao local para se misturar mas os adeptos viram tudo, filmaram e denunciaram a batota. Foram desclassificados e multados em pouco mais de 100 euros!

Enquanto os olhos do ciclismo mundial estavam focados no Tour feminino, em Guadalupe, território ultramarino francês plantado no mar do Caribe, realizava-se a Volta local.

A segunda etapa foi uma saga de acidentes, quedas, furos e peripécias, mas terminou com a cereja no topo do bolo: batota.

Quando faltavam 40 quilómetros para o final da etapa, foram os holandeses Niels Tenniglo e Huub Van Kapel, da RC Jan Van Arckel, que supostamente tinham descolado do pelotão, tentaram juntar-se ao mesmo sorrateiramente, depois de terem estado escondidos atrás dos carros de apoio.

Mas, provando que o crime não compensa, o público percebeu a estratégia e tratou de filmar a manobra denunciando-a nas redes sociais e à organização da prova. O plano foi descoberto e os holandeses, além da vergonha, foram desclassificados e multados. O diretor da prova também estava no local e assistiu à tentativa dos corredores, impondo-lhes uma sanção de 100 francos, que equivale a 105 euros, antes de enviar um relatório à UCI a relatar o acontecido.

A equipa envergonhada viu de imediato desmacar-se do plano colocado em prática pelos seus dois ciclistas.