Dois ciclistas esconderam-se atrás dos carros para enganar o pelotão
Enquanto os olhos do ciclismo mundial estavam focados no Tour feminino, em Guadalupe, território ultramarino francês plantado no mar do Caribe, realizava-se a Volta local.
A segunda etapa foi uma saga de acidentes, quedas, furos e peripécias, mas terminou com a cereja no topo do bolo: batota.
Quando faltavam 40 quilómetros para o final da etapa, foram os holandeses Niels Tenniglo e Huub Van Kapel, da RC Jan Van Arckel, que supostamente tinham descolado do pelotão, tentaram juntar-se ao mesmo sorrateiramente, depois de terem estado escondidos atrás dos carros de apoio.
Tenniglo Niels and Huub Van Kapel were disqualified from the Tour de la Guadeloupe for not completing the full course.
— La Flamme Rouge (@laflammerouge16) August 4, 2025
After crashes and punctures on a loop section, they hid behind cars and rejoined the peloton after it had completed the loop.pic.twitter.com/Py0RBn72MS
Mas, provando que o crime não compensa, o público percebeu a estratégia e tratou de filmar a manobra denunciando-a nas redes sociais e à organização da prova. O plano foi descoberto e os holandeses, além da vergonha, foram desclassificados e multados. O diretor da prova também estava no local e assistiu à tentativa dos corredores, impondo-lhes uma sanção de 100 francos, que equivale a 105 euros, antes de enviar um relatório à UCI a relatar o acontecido.
A equipa envergonhada viu de imediato desmacar-se do plano colocado em prática pelos seus dois ciclistas.