Do golo de Éder à... NFL: Stade de France recebe jogo da liga na próxima época
A NFL anunciou esta segunda-feira que irá realizar o seu primeiro jogo da época regular em Paris, França, durante a temporada de 2026. O histórico encontro terá como palco o icónico Stade de France e contará com a participação dos New Orleans Saints.
Esta decisão insere-se na estratégia de expansão global da liga, com Paris a juntar-se a uma lista crescente de cidades anfitriãs internacionais que, em 2026, incluirá também Madrid, Munique, Rio de Janeiro, Melbourne e Londres.
Roger Goodell, comissário da NFL, destacou a importância deste marco. «Levar um jogo da época regular a Paris em 2026 assinala um passo entusiasmante na contínua expansão da presença global da liga», afirmou. «Paris é uma das maiores cidades desportivas e culturais do mundo, com um enorme sucesso na organização de eventos globais que unem os adeptos nos maiores palcos», acrescentou, sublinhando que o jogo no Stade de France reforça as ambições de crescimento da NFL.
A escolha dos New Orleans Saints para esta estreia não foi casual, dada a forte ligação cultural e histórica entre o estado da Louisiana e França.
Gayle Benson, proprietária dos Saints, manifestou a sua satisfação. «Estamos entusiasmados por termos sido selecionados para jogar no primeiro jogo de sempre da época regular a ser realizado em França», declarou. «Este momento é especial não só pela forte ligação cultural entre a Louisiana e a França, mas também porque iremos competir perante uma base de adeptos dos Saints em crescimento em Paris.»
Os Saints atravessam uma má fase da sua história. Vêm de uma época de 2025 em que terminaram no último lugar da sua divisão, a NFC South, com o registo de 6 vitórias e 11 derrotas. A última presença da equipa nos play-offs ocorreu há cinco anos.
O Stade de France, em Saint-Dennis, já foi palco de eventos de grande envergadura como o Mundial de futebol e o de râguebi, finais da Champions League, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e, claro, como qualquer português recordará, a casa da final do Euro 2016, onde Portugal conquistou o maior troféu da sua história futebolística, com o inesquecível golo de Éder.
O anúncio da estreia em Paris surge poucas horas após a NFL ter confirmado o seu regresso a Madrid também para a temporada de 2026, depois de uma primeira passagem bem-sucedida pela capital espanhola em novembro do ano passado — o jogo realizado no Santiago Bernabéu, os Miami Dolphins bateram os Washington Commanders por 16-13.
Artigos Relacionados: