Djkovic participa no torneio suíço antes de Roland Garros onde chega com 38 anos. IMAGO

Djokovic partilha palco com Nuno Borges

Tenista sérvio aceitou um 'wild card' do torneio de Genebra, próxima prova conhecida no calendário do melhor tenista português, palco do ensaio geral para Roland Garros! Se correr bem, Nole poderá celebrar o seu 38.º aniversário no torneio suíço

Novak Djokovic, 6.º do ranking ATP, vai participar pelo segundo ano consecutivo no torneio ATP 250 de Genebra. Em 2024, o antigo número um mundial atingiu as meias-finais da prova, que é também a próxima paragem conhecida do tenista português Nuno Borges, falhado na primeira ronda o Masters 1000 de Roma.

A imprensa suíça anunciou que Novak Djokovic aceitou um wild card para participar no Geneva Open, entre 17 e 24 de maio e o sérvio vai assim disputar um último torneio antes de Roland Garros, à procura do 100.º título na sua carreira.

Em busca do seu 25.º título do Grand Slam que sonha conquistar em Paris, Djokovic atravessa um período complicado. À exceção do Australian Open, onde chegou às meias-finais, e do Miami Open, onde disputou a final, o tenista de 37 anos tem tido resultados abaixo das expetativas.

Em Monte Carlo e Madrid, os dois torneios de terra batida em que participou, Djokovic foi eliminado logo na primeira ronda que disputou. O atleta com 99 títulos conquistados foi derrotado por Alejandro Tabilo (3/6, 4/6) e por Matteo Arnaldi (3/6, 4/6), respetivamente.

Neste contexto, Djokovic tomou a decisão de participar pelo segundo ano consecutivo no torneio de 250 pontos em Genebra. Em 2024, venceu Yannick Hanfmann (6/3, 6/3) e Tallon Griekspoor (7/5, 6/1), antes de perder, nas meias-finais, para o checo Tomas Machac (4/6, 6/0, 1/6).

«Tenho primos que viveram aqui durante muito tempo. No passado, visitei-os várias vezes. Também treinei aqui algumas vezes, mas nunca joguei neste torneio. Nunca tinha estado no clube, é sem dúvida um dos mais bonitos do mundo. O parque é impecável. A vista sobre o lago é incrível. Por isso, no geral, sinto-me muito feliz por estar aqui», declarou Djokovic no ano passado, antes do início do Geneva Open, ao site oficial da ATP.

Nascido a 22 de maio, o sérvio poderá celebrar o seu aniversário no torneio na Suíça. Depois do Geneva Open, Djokovic seguirá para Paris, para jogar em Roland Garros, o segundo Grand Slam do ano, que decorre entre 25 de maio e 8 de junho.