O nadador do Benfica, Diogo Ribeiro, nos Mundiais de Singapura 2025.         Foto IMAGO
O nadador do Benfica, Diogo Ribeiro, nos Mundiais de Singapura 2025. Foto IMAGO

Diogo Ribeiro não vai ao Europeu

Federação anuncia a ausência da principal figura e uma das principais esperanças da Seleção no campeonato que começa terça-feira na Polónia, mas não refere quais são as limitações físicas do nadador do Benfica que anda na passada semana falara sobre a ida ao evento. Equipa fica reduzida a dez elementos e estafeta de 4x50 livres afetada

Naturalmente uma das principais apostas de Portugal para o 23.º Europeu Lublin-2025 em piscina curta, a federação surpreendeu, este sábado, na véspera da viagem da Seleção para a Polónia, ao anunciar que Diogo Ribeiro não irá competir na Polónia. Campeonato que decorre entre a próxima terça-feira e domingo e para o qual a equipa fica reduzida a dez elementos.

«A Federação Portuguesa de Natação informa que o atleta Diogo Ribeiro não irá participar no Campeonato da Europa de Natação em piscina curta, que se realiza em Lublin, na Polónia, de 2 a 7 de dezembro».
«A decisão deve-se a uma limitação física, que tem condicionado o seu rendimento, impedindo-o de estar em condições ótimas de participação, salvaguardando os interesses da Seleção Nacional».

«A Federação Portuguesa de Natação mantém o entusiasmo e a confiança nos nadadores que estarão presentes em competição, mantendo de igual forma os objetivos traçados para este Europeu de piscina curta», diz a breve nota emitida pela direção técnica nacional de natação pura, liderada por Ricardo Antunes.

Este seria o segundo Euro em piscina curta para o olímpico do Benfica, de 21 anos, que estava inscrito para os 50 e 100 livres e 50 e 100 mariposa e ainda na passada semana falara sobre a importância e objetivos que tinha para este campeonato. A sua ausência afeta igualmente a estafeta de 4x50 estilos masculina.

Há dois anos, em Otopeni-2023 (Roménia), Diogo havia apenas participado nos 100 livres, onde foi finalista (7.º), 50 (9.º) e 100 mariposa (9.º), tendo ainda integrado a estafeta de 4x50 livres mista com Nascimento, Mariana e Francisca (12.ª).

Na representação nacional permanecem: os também olímpicos Miguel Nascimento (Benfica, 50 costas, 50 mariposa), João Costa (V. Guimarães, 50, 100 e 200 costas), Camila Rebelo (Louzan, 50, 100, 200 costas, 400 estilos), Ana Rodrigues (SC Braga, 50 e 100 bruços), e os internacionais Francisca Martins (Foca, 200, 400 e 800 livres), Mariana Cunha (Efamor, 50, 100 e 200 mariposa, 200 estilos), Ana Guedes (Vila Real, 50 e 100 mariposa), Alexandre Amorim (V. Guimarães 50 e 100 bruços) e os estreantes no evento Rafaela Azevedo (Algés, 50 e 100 costas) e Vasco Morgado (Algés, 100 mariposa, 100 e 200 estilos).