Diogo Ribeiro entre nove convocados para o Europeu em Paris
A seleção portuguesa de natação pura vai competir com nove atletas no Campeonato da Europa, que se realiza em Paris entre 10 e 16 de agosto.
A equipa feminina será composta por seis nadadoras: Camila Rebelo (Louzan), Francisca Martins (FOCA), Ana Pinho Rodrigues (SC Braga), Anna Fomina (Sporting), Mariana Cunha (Colégio Efanor) e Ema Conceição (Sport Algés e Dafundo). No setor masculino, Portugal será representado por Diogo Ribeiro (Benfica), Ricardo Santos (Louzan) e Vasco Morgado (Sport Algés e Dafundo).
Antes da partida para Paris, os nadadores convocados realizarão dois estágios de preparação entre 1 e 8 de agosto. Um grupo de seis (Ana Pinho Rodrigues, Camila Rebelo, Francisca Martins, Diogo Ribeiro, Vasco Morgado e Ricardo Santos) estará em Canet, França.
Este estágio será supervisionado pelos treinadores da FPN, Samie Elias e Vítor Ferreira, e contará com o apoio do preparador-físico Igor Silveira, do fisioterapeuta Daniel Moedas e dos treinadores convidados Simão Marinho (FOCA), Rafael Ribas (SC Braga) e André Ribeiro (Sport Algés e Dafundo).
Simultaneamente, em Rio Maior, decorrerá um outro estágio para as restantes nadadoras convocadas: Anna Fomina (Sporting), Mariana Cunha (Colégio Efanor) e Ema Conceição (Sport Algés e Dafundo).
Esta preparação será coordenada pelo Diretor Técnico Nacional, Ricardo Antunes, e terá o apoio dos treinadores convidados Carlos Cruchinho (Sporting), Bernardo Graça (Colégio Efanor), José Machado e André Ribeiro (ambos do Sport Algés e Dafundo).
A delegação portuguesa em Paris será chefiada por Ricardo Antunes, que acumula as funções de Diretor Técnico Nacional e responsável pela comitiva. A equipa técnica principal integra ainda os treinadores da FPN Samie Elias e Vítor Ferreira, o responsável pela preparação física e fisiologia, Igor Silveira, e o fisioterapeuta Daniel Moedas. Os treinadores convidados Simão Marinho e Rafael Ribas também se juntarão à equipa para acompanhar os atletas dos clubes respetivos durante a competição.
Para o Campeonato da Europa Absoluto de águas abertas, que decorrerá entre 4 e 8 de agosto, também em Paris, a seleção nacional será composta por Diogo Cardoso (Sporting) e Francisco Amaral (FC Porto), no setor masculino, e por Angélica André (FC Porto) e Mafalda Rosa (Académico Viseu), no feminino.