«Deviam usar roupas mais justas»: o que uma mulher ainda ouve em campo...
«Deviam jogar com roupa justa», «Meninas não podem jogar basquetebol» ou «Franganitas» são apenas algumas das frases que vão estar escritas nas bolas com que as atletas da Liga Betclic vão jogar este fim de semana.
A iniciativa faz parte de uma campanha do Dia da Mulher, que a Liga decidiu assinalar. Assim, os 12 clubes vão jogar a próxima jornada com uma bola que terá inscritas estas e outras mensagens escritas com tinta termossensível. À medida que o jogo decorre e as mãos das jogadoras aquecem a bola, as frases desaparecem - num gesto simbólico que reforça a resiliência das atletas. A tinta vai apagar-se com o calor das mãos das jogadoras, num gesto simbólico que mostra que continuam a honrar o seu compromisso no único local que importa - o campo.
O dia 8 de março é também um dia especial para o basquetebol feminino já que a Seleção Nacional vai ficar a conhecer os adversários no Women’s EuroBasket, será disputado, entre 18 e 29 de junho de 2025, na República Checa, Alemanha, Itália e Grécia.