Deixou o Benfica na mó de baixo, agora é o melhor guarda-redes da Serie A
Mile Svilar, guarda-redes da Roma e antigo guardião do Benfica, foi considerado esta segunda-feira, na Grande Gala do Futebol, em Itália, o melhor guarda-redes da Serie A 2024/25.
O belga sofreu 35 golos em 38 partidas pelos giallorossi no campeonato italiano, tendo terminado ainda com 16 jogos sem sofrer na competição. Svilar ultrapassou a competição de Yann Sommer, do Inter, e David de Gea, da Fiorentina. O guarda-redes, de 26 anos, passou pelo Benfica entre 2017/18 e 2021/22, ano em que saiu em fim de contrato para os romanos. Chegou à Luz muito jovem e fez apenas 23 jogos na equipa principal.
Nuno Tavares, lateral português da Lazio, também estava nomeado para melhor da respetiva posição, mas esse galardão foi para Federico Dimarco, do Inter.
Eis o onze do ano da Serie A 2024/25: Svilar (Roma), na baliza, Dumfries (Inter), Rrahmani (Nápoles), Bastoni (Inter) e Dimarco (Inter), na defesa, McTominay (Nápoles), Barella (Inter) e Reijnders (Milan, hoje no Manchester City) no meio-campo, Lautaro Martínez (Inter), Moise Kean (Fiorentina), Retegui (Atalanta, hoje no Al Qadisiyah) no ataque.
Apesar da grande representação do Inter, que viu cinco jogadores serem escolhidos para o onze da época, os prémios individuais foram, na sua maioria, para o Nápoles, que se sagrou campeão. Scott McTominay foi eleito o melhor jogador, Antonio Conte foi distinguido como melhor treinador e o conjunto do sul de Itália conquistou o prémio de melhor equipa.