A festa dos adeptos do Coritiba - Foto: Coritiba
A festa dos adeptos do Coritiba - Foto: Coritiba

Coritiba regressa ao Brasileirão com sotaque português

Josué cumpriu castigo no jogo decisivo contra o Athletic, treinado por Rui Duarte e que contou com Francisco Geraldes, mas foi um dos protagonistas na caminhada do regresso ao convívio da elite, dois anos depois

O Coritiba carimbou o regresso ao Brasileirão, após empatar 0-0 em casa contra o Athletic Clube, do treinador Rui Duarte e de Francisco Geraldes. O médio luso formado no Sporting disputou 72' no Estádio Major António Couto Pereira, que encheu para testemunhar a subida da equipa do Paraná ao primeiro escalão, dois anos depois.

Josué, médio luso de 35 anos que disputou 40 jogos ao serviço do Coritiba esta época, viveu o jogo da subida fora das quatro linhas, pois cumpriu castigo. O coxa precisava de apenas um ponto para garantir o regresso ao convívio dos grandes brasileiros, na 37.ª jornada da Série B.

A solidez defensiva foi a maior arma do Coritiba ao longo da temporada, tendo sofrido apenas 22 golos em 37 jornadas. A turma de Josué foi a primeira a garantir a subir de divisão numa época em que competitividade é a palavra de ordem: três pontos separam a Chapecoense, vice-líder, e o CRB, oitavo classificado, a uma jornada do fim (embora Athletico Paranaense, Criciúma, Goiás e Novorizontino ainda não tenham jogado nesta ronda).

Já o Athletic Club ocupa a 15.ª posição da tabela da Série B com 41 pontos, mas pode terminar a penúltima jornada na zona de despromoção.