Max Verstappen Fotografia Imago
Max Verstappen Fotografia Imago - Foto: IMAGO

Comissários perdoam Max pelo segundo fim de semana consecutivo

Em Miami, campeão do mundo não foi penalizado por infringir regras na qualificação para a corrida sprint

Pelo segundo fim de semana consecutivo, o campeão mundial Max Verstappen beneficiou da benevolência dos comissários de prova. Em Jeddah, foi penalizado com apenas 5 segundos por sair da pista na primeira curva após a largada e obter vantagem, e agora em Miami não foi penalizado por infringir as regras na qualificação para a corrida sprint.

Na segunda parte da qualificação, Max foi mais lento do que o necessário na sua primeira volta à pista, e o diretor de corrida estabeleceu um tempo máximo de 1,45 minutos por volta para tais situações.

Após a sessão, Max e um representante da Red Bull compareceram perante os comissários, tendo sido constatado que Verstappen excedeu o tempo mínimo, definido pelo diretor de corrida, em 6 segundos. A equipa explicou que isso se deveu a um erro de programação no ecrã do volante de Max, que apresentava dados incorretos.

Os comissários aceitaram esta explicação e também levaram em conta o facto de Max não ter criado uma situação de perigo, decidindo que não havia necessidade de o penalizar. A Red Bull escapou com uma reprimenda.

Na primeira parte da qualificação, Verstappen encontrava-se na trajetória de corrida na última curva, movendo-se lentamente, quando foi alcançado por Lance Stroll, que perdeu tempo e foi eliminado na SQ1. O canadiano queixou-se pelo rádio de que Max lhe tinha arruinado a volta, qualificando o incidente como «perigoso», mas os comissários não avaliaram.

Sugestão de vídeo: