Fafe, da Liga 3, eliminou o Arouca da Taça de Portugal - Foto: Fernando Araújo/Lusa
Fafe, da Liga 3, eliminou o Arouca da Taça de Portugal - Foto: Fernando Araújo/Lusa

Com o tomba-gigantes ninguém 'fanfe' (crónica)

Depois de eliminar o Moreirense, na última eliminatória, o Fafe tombou agora o Arouca, também da Liga. Os minhotos foram superiores durante quase todo o encontro. João Oliveira foi decisivo

Com Fafe ninguém fanfe e o Arouca que o diga. A equipa da Liga 3 abafou a formação do primeiro escalão e segue em frente na Taça de Portugal, após uma merecida vitória por 2-1, numa tarde chuvosa, no Minho.

A equipa da casa entrou muito destemida, desde início. Quis jogar de igual para igual contra a formação da Liga - e foi mesmo melhor.

Aos 9 minutos, o Fafe teve a primeira grande oportunidade do jogo, mas Tiago Veiga vacilou, no frente a frente com o guarda-redes João Valido. Aos 12', os justiceiros voltaram a estar perto do 1-0: na sequência de um pontapé de canto. João Oliveira - que viria a ser o grande protagonista do encontro - cabeceou a poucos centímetros do poste direito.

Aos 24', o Arouca deu sinal de vida e Djouahra obrigou João Gonçalo a aplicar-se, após um cruzamento, que sofreu um desvio.

Seria mesmo o franco-argelino - o melhor da formação arouquense - a inaugurar o marcador, três minutos depois, na curta fase do jogo em que a formação de Vasco Seabra esteve por cima. A partir da esquerda, Djouahra puxou a bola para dentro e, de pé direito, mandou um míssil sem hipótese para a baliza João Gonçalo. Foi um golaço, com a bola a entrar no ângulo direito.

Alex Pinto desperdiçou, aos 37', uma bela oportunidade para ampliar a vantagem. O lateral apareceu do lado direito, após passe de Djouahra, mas rematou muito por cima.

Depois deste lance, praticamente só deu Fafe. Ao minuto 40, João Oliveira voltou a cabecear com grande perigo, mas João Valido defendeu. Na recarga, Théo Fonseca teve a grande perdida da primeira parte: com a baliza aberta, o 95 dos justiceiros mandou a bola para fora.

Apesar do golo sofrido, o Fafe não desmoralizou e continuou a carregar junto à área do Arouca. Era especialmente através das bolas paradas que os minhotos afligiam o adversário - e foi por muito pouco que não chegaram ao empate, por duas vezes, já em tempo de compensação do primeiro tempo.

Nos últimos 45 minutos, mais do mesmo. A turma da casa voltou aguerrida, a jogar muito bem e a ir para cima dos forasteiros. Ao minuto 50, conseguiu mesmo chegar ao golo.

João Oliveira, que muito tinha ameaçado na primeira parte, fez mesmo golo de cabeça, após cruzamento de Diogo Castro pela direita. O Fafe tanto insistiu que conseguiu marcar, perante um Arouca sempre muito permissivo (e que sofreu em todos os 13 jogos que realizou na presente temporada).

A equipa da Liga 3 não se contentou e continuou em cima da equipa da primeira divisão. Aos 59', Carlos Daniel conseguiu isolar-se e teve tudo para fazer o 2-1, mas, para desespero dos adeptos da casa, o extremo rematou contra João Valido.

O Arouca levou quase 20 minutos a conseguir levar perigo à baliza do Fafe. João Gonçalo travou o cabeceamento de Dylan Nandín, na pequena área, ao minuto 64.

Ao minuto 77, foi a vez dos fafenses voltarem a desesperar: João Santos, sem o guarda-redes na baliza, acertou em Popovic, que estava a fazer de guardião em cima da linha de golo.

Os justiceiros de tudo iam fazendo pela vitória, e o golo (merecido) acabou mesmo por chegar aos 90+2'. Voltou a ser de João Oliveira de cabeça, após um pontapé de canto do lado direito.

À primeira, até tinha sido Filipe Cardoso a cabecear, mas logo apareceu o talismã fafense para fazer o segundo da conta pessoal e pôr o Fafe nos oitavos de final da Taça de Portugal, confirmando o estatuto de tomba-gigantes da presente edição da prova rainha.