Benfica e Torino em mais um reflexo da forte amizade que mantêm - Foto SL Benfica
Benfica e Torino em mais um reflexo da forte amizade que mantêm - Foto SL Benfica

Benfica e Torino voltam a recordar tragédia de Superga

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, destacou a importância de «respeitar a memória»

O Benfica, como é habitual cada vez que marca presença na cidade de Turim, prestou homenagem às vítimas do desastre aéreo de Superga de 3 de maio de 1949 que vitimou a melhor geração da história do Torino. O presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias, José Pereira da Costa, encabeçou a comitiva encarnada, que também contou com o vice-presidente Domingos Almeida Lima e com o antigo médio do clube Carlos Manuel.

Pereira da Costa frisou o simbolismo das sucessivas homenagens às 31 vítimas mortais da tragédia: «É com grande emoção que aqui vimos, sempre a respeitar aquilo que é a memória histórica, num dever ético, que é o de homenagear a equipa do Torino, que tinha ido homenagear um grande atleta, um grande desportista do Benfica a Lisboa [Francisco Ferreira] e que acabou por ter esta tragédia na chegada a Turim.»

Galeria de imagens 13 Fotos

As águias procuram «homenagear Turim e o Torino» e «respeitar a memória» na segunda visita em menos de um ano. Pereira da Costa já tinha encabeçado a comitiva encarnada que tinha marcado presença no memorial, a 29 de janeiro de 2025, na antecâmara do duelo entre Juventus e Benfica na última jornada da fase de liga da edição transata da UEFA Champions League.

Um ano depois, as águias voltam a homenagear os elementos da equipa do Torino, pentacampeão italiano em título, que regressavam de um duelo particular contra o Benfica, em honra do então capitão encarnado, Francisco Ferreira. O voo de regresso foi interrompido pelo embate trágico da aeronave contra um muro da Basílica de Superga.

O diretor de operações do Torino, Alberto Barile, não poupou elogios às águias: «Agradecer ao Benfica porque são muito gentis connosco, com muito respeito pela nossa história», afirmou Alberto Barile. Os dois clubes cunharam a partir de uma tragédia marcante uma forte ligação e relação de amizade que perdura até aos dias de hoje.