Charles Leclerc surpreende McLaren e conquista 'pole' para GP da Hungria
Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande prémio da Hungria, este sábado. O piloto monegasco da Ferrari superou o favoritismo dos McLaren, que tinham dominado os três treinos livres no circuito de Hungaroring, registando a melhor volta na Q3 em 1.15.372 minutos.
Um desempenho ainda mais destacado, em comparação com o do seu consagrado companheiro de equipa, Lewis Hamilton (Ferrari), que desiludiu com uma modesta 12.ª posição, excluindo-o da Q3, que lhe motivou queixas à equipa via rádio.
QUALIFYING CLASSIFICATION
— Formula 1 (@F1) August 2, 2025
Sensational from Charles Leclerc 🤩#F1 #HungarianGP pic.twitter.com/8AVL0VCves
Ao lado de Leclerc na primeira linha da grelha de partida para a corrida de domingo (14h00) arrancará o australiano Oscar Piastri, o melhor dos McLaren, a tão-só 0.026 segundos do piloto da Scuderia.
Lando Norris, no segundo McLaren, obteve a terceira posição, com uma volta 0,041 segundos apenas mais lenta do que o autor da pole. O britânico partilha a segunda fila da grelha com o compatriota da Mercedes, George Russell (+0.053 s).
Numa qualificação bastante competitiva, em que os seis primeiros couberam em 0,109 segundos, o veterano Fernando Alonso ultrapassou as dores nas costas para atingir uma meritória quinta posição, seguido do companheiro de equipa Lance Stroll (+0,126 s).
Max Verstappen, no Red Bull, ficou na oitava posição da grelha.
Pior ainda do que Lewis Hamilton fez o jovem italiano Kimi Antonelli (Mercedes), que não foi além do 15.º lugar.