Casa Pia - Foto: Paulo Cunha/Lusa
Casa Pia - Foto: Paulo Cunha/Lusa

Casa Pia em busca de desequilibrar a balança

Cinco vitórias para cada lado nos confrontos entre gansos e Estrela da Amadora, que voltam a encontrar-se no próximo sábado

O Casa Pia entra em campo, na 10.ª jornada da Liga, com uma missão dupla: reerguer-se depois da goleada sofrida em Braga (4-0) e desequilibrar a balança dos confrontos diretos com o Estrela da Amadora.

A equipa orientada por João Pereira ocupa atualmente a 14.ª posição da tabela, com duas vitórias, dois empates e cinco derrotas, e procura reagir a um ciclo irregular que tem deixado os gansos mais próximos da zona perigosa da classificação do que desejariam.

O duelo com o Estrela - que teve a primeira edição em 1964 - tem, por isso, um peso simbólico acrescido. Historicamente, o equilíbrio é total entre as duas equipas: em dez confrontos, registam-se cinco vitórias para cada lado - sendo que o Casa Pia venceu as duas partidas mais recentes. Em agosto de 2024, o Casa Pia foi à Reboleira vencer por 1-0, repetindo a dose em Rio Maior, na segunda volta.

Para encontrarmos o último triunfo dos estrelistas, temos de recuar até março de 2024, quando a turma da Amadora levou a melhor, em casa, por 3-1.

Depois de uma semana difícil, marcada pela derrota pesada em Braga, o Casa Pia regressa com a clara intenção de mostrar personalidade, recuperar confiança e conquistar três pontos fundamentais - algo que não acontece desde a vitória sobre o Arouca (2-0), na quinta jornada. Um triunfo que, além de aliviar a pressão na classificação, permitiria ao conjunto lisboeta inclinar o histórico a seu favor.

Para esta partida, o conjunto casapiano não deverá poder contar com os lesionados Claúdio Mendes, Duplexe Tchamba e Abdu Conté.

O jogo está marcado para o próximo sábado, às 18h.