Cristiano Ronaldo ao lado da sua irmã Kátia Aveiro - Foto: @katiaaveirooficial
Cristiano Ronaldo ao lado da sua irmã Kátia Aveiro - Foto: @katiaaveirooficial

«Casa Branca? Hipócritas! Até parece que o Cristiano tinha anunciado o fim do mundo...»

Kátia Aveiro, irmã de Cristiano Ronaldo, saiu em defesa do avançado de 40 anos por ter visitado a Casa Branca a convite de Donald Trump e criticou os... críticos

Na sequência da visita de Cristiano Ronaldo à Casa Branca, a convite do Presidente norte-americano, Donald Trump, houve quem criticasse o capitão da Seleção de Portugal, e a sua irmã, Kátia Aveiro, saiu em defesa do irmão com uma longa mensagem nas redes sociais.

«Hoje eu vou falar de um tema atual, Cristiano Ronaldo. Aquele que não precisou de favores, de partidos, de ideologias, de discursos feitos nem de narrativas. Precisou apenas de trabalho. Coisa que muitos dos seus críticos só conhecem de ouvir falar. Construiu uma carreira. Nem preciso explicar muito, que nenhum painel televisivo, de nenhuma marioneta de opinião e nenhum especialista de indignações conseguiu sequer, sequer sonhar em reproduzir. Mas ele visita a Casa Branca, pronto. Explosão nuclear emocional. Hipócritas. Vocês são uns hipócritas. De repente instalou-se uma histeria, tão grande, mas tão grande, que até assusta. Até parece que o Cristiano tinha anunciado o fim do mundo. A reação foi tão exagerada, tão exagerada, que dava para confundir com uma sirena de alerta nacional. Atenção, atenção! O Ronaldo exerceu liberdade individual. Repito, individual. É surreal, é surreal e é penoso ver certos grupos entrar em modo pânico. Principalmente no meu país. Quando o Ronaldo faz algo que não cabe no guião deles. É quase como se acreditassem que o planeta devia girar à volta das suas sensibilidades. Mas sensibilidades políticas, atenção, que é diferente. Uma visita à Casa Branca transforma-se na cabeça de muitos, de alguns, não de muitos, num crime diplomático, moral e espiritual, e galáctico», começou por dizer, em vídeo, lembrando que é CR7 quem tem colocado o país nas bocas do mundo.

Galeria de imagens 12 Fotos

«O mais cómico é que eles acreditam, acreditam mesmo, que isto vai arruinar a imagem do Cristiano Ronaldo. Modéstia à parte, imagina achar que um homem, um homem de 40 anos, que há 20 anos carrega Portugal nas costas, saiu da pobreza, construiu um império sem cunhas, sem favores, sem roubar um tostão a ninguém. Vocês acham mesmo que ele vai perder? Um neurónio da preocupação dele, porque uns quantos indignados profissionais, ditos profissionais, decidiram fingir escândalo. Cristiano Ronaldo fez mais pelo país do que qualquer mesa redonda. Mesas de conferência, painéis de comentadores, gente do teclado... meninos e meninas, ele colocou Portugal na conversa dos maiores, enquanto muitos desses críticos, desses comentadores, colocaram incoerência nas próprias frases. Vocês estão desesperados só pode. Eles estão desesperados, já o vi a criticarem, mas caramba, esse desespero está a atingir um nível de pena. Este país infelizmente tem muito que aprender, o nosso país, a inveja e o se acharem mais inteligentes que os outros. Está feio, está feio, está feio. Está feio para o nosso cartaz de visita», afirmou, comparando Cristo ao irmão e os portugueses a... Judas.

«Faz lembrar, agora falando de religião, como Cristo foi traído por Judas. O meu país infelizmente é um país de Judas. Eu não falo de forma geral. Nunca aprendemos. Não é por acaso que nós, a nossa história, conquistou tantos territórios e uns espertinhos deixaram isso fugir entre os dedos. Foram chamados espertos estudados. Eu sei que ser diferente assusta, mas p..., já deviam estar acostumados, credo. O Ronaldo não é da forma de vocês, não é feito da mesma massa que vocês. Por isso é que ele chegou onde chegou. Vocês acham que as coisas caíram do céu? Só chegou ao topo porque ele é diferente. Ao topo do mundo, atenção, do mundo. E depois, vêm com a maior das convicções a falar, difícil. Então, atenção, a dizer que a visita dele à Casa Branca é problemática. Problemática é vocês acreditarem que isso influencia alguma coisa na vida dele. Problemática é vocês acharem que o Ronaldo precisa da aprovação de quem nunca saiu dessa cadeira, desse teclado, desse estúdio. Problemática é vocês viverem na ilusão. Depois de tanto tempo, depois daquilo que ele conquistou, vocês acreditarem que isso mancha a imagem dele. Pelo amor de Deus, uma lenda mundial. Não sou eu que o digo. É a estatística. Ele construiu um legado real, onde vocês construíram indignação imaginária. E a diferença é tão grande que até dá vontade de rir. Dá vontade, juro que dá vontade de rir», atirou, deixando uma mensagem final.

«No final, a realidade é esta. Sem filtro, Cristiano move o mundo e os críticos movem o quê? Ar. E mesmo assim, acham que podem afetar a imagem dele. O que é que vocês construíram? Dá pena vocês pensarem ou acreditarem mesmo nisso que vocês falam. Que pena que eu sinto da pequenez de poucos que pertencem a um lugar. Eu felizmente nasci, mas eles pertencem ao mesmo lugar. Ver pessoas felizes a construir, a crescer, a ser exemplo. Pena que isso causa inveja. É assim desde o início. Causa inveja, raiva, mas o que é que a gente vai fazer? Enfim, eu me despeço com uma palavra de conforto. Afinal, mesmo que alguém ache, que me ofende, fazendo, por exemplo, troça da minha fé, da minha falta de estudo, do meu português mal dito, das minhas crenças, da minha falta de canudo, da minha família. Eu tenho orgulho. Olha, eu tenho tanto orgulho dos meus pais que sem nada fizeram muito. Construíram muito e só Deus sabe o que a gente passou. E é Ele que sabe de todas as coisas. Ele cuida, Ele protege, Ele exalta os que foram humilhados. Eu que o diga, o meu irmão que o diga. Beijo, eu vou trabalhar, vou construir, apesar de vocês acharem que não. É um prazer eu ter direito àquilo que me pertence. Vocês sabem de nada. Tenho pena. Obrigada, Cristiano Ronaldo, por tudo o que fizeste para o meu país. Obrigada. Tenho um orgulho em ti do tamanho do mundo. Obrigada», finalizou.