Carros de jogadores, viagens, rescisões: fisco aplica multa de mais de 15 milhões
Mais um duro golpe financeiro para o Barcelona. De acordo com o jornal El Confidencial, a Autoridade Tributária espanhola multou o clube em mais de 15 milhões de euros por irregularidades nos pagamentos ao plantel, rescisões e gestão de benefícios, como viagens de avião e carros cedidos por marcas.
O jornal cita uma multa de 15, 7 milhões de euros depois de investigar a cedência de carros da marca Audi ao plantel, entendida como pagamentos de remunerações disfarçados, a não declaração de viagens charter de alguns jogadores, ou contabilizar de forma incorreta indemnizações pagas em duas rescisões de contrato, nomeadamente de Arda Turan e Alex Song.
A investigação a estas operações, iniciada em 2019 e que remonta a 2015, incide sobre discrepâncias na liquidação de retenção na fonte, IRS e IRC e IVA. Segundo os documentos consultados pelo jornal, o fisco ficou particularmente interessado no contrato de patrocínio entre o Barça e a Audi.
Una de las actas de Hacienda se centra en el acuerdo de patrocinio que firmó el Barça con Audi. El club se aseguró el cobro de 3,2 millones de euros en la temporada 2015-16, 3,4 millones en la 2016-17 y 3,6 millones en la 2017-18 por hacer publicidadhttps://t.co/KgpqF8SjF3
— El Confidencial (@elconfidencial) May 11, 2023