Estádio Olímpico de Roma, casa da Roma e da Lazio, tem espaço para mais de 72 mil pessoas. Feito para os Jogos Olímpicos de 1960, já recebeu finais da Champions League e do Mundial (IMAGO)
Estádio Olímpico de Roma, casa da Roma e da Lazio, tem espaço para mais de 72 mil pessoas. Feito para os Jogos Olímpicos de 1960, já recebeu finais da Champions League e do Mundial (IMAGO)

Caos na Serie A devido ao horário do dérbi romano

Não há acordo entre Liga e câmara de Roma para a penúltima jornada da Serie A; recurso para tribunais

Instalou-se o caos total em torno do calendário da penúltima jornada da Serie A, com o dérbi romano entre a Roma e a Lazio no centro da discórdia.

Na segunda-feira, a liga italiana anunciou a distribuição dos jogos da 37.ª jornada do Calcio, com todas as partidas agendadas para domingo, dia 17. O confronto no Olímpico, e outros quatro jogos, envolvendo equipas na luta pela qualificação para a UEFA Champions League, foram marcados para as 12h30 locais. No entanto, a decisão de realizar o dérbi a uma hora tão precoce gerou forte descontentamento tanto entre os clubes como entre as autoridades municipais da capital italiana, que também receber nesta altura o torneio ATP de ténis, com final no domingo.

Por esta razão, o prefeito de Roma Lamberto Giannini, decidiu, por sua iniciativa, adiar o Roma-Lazio para segunda-feira, com início às 20h45, ainda que não quisesse que o jogo se realizasse à noite. «À luz das avaliações realizadas no Comité Provincial para a Ordem e Segurança Pública, com particular atenção aos aspetos relacionados com a gestão da ordem pública e da mobilidade urbana, em simultâneo com um evento de relevância mundial como os Internazionali BNL d’Italia (torneio de ténis), atualmente a decorrer no Foro Italico, foi decidido que o jogo de futebol Roma-Lazio será disputado na segunda-feira, 18 de maio, às 20h45», diz um comunicado da câmara, que gostaria de evitar a realização do dérbi ao final da tarde/noite — na sequência dos incidentes de 13 de abril de 2025, que provocaram 13 agentes feridos. Porém, marcar o encontro para as 18h teria criado dificuldades aos detentores de lugar anual, por se tratar de um dia útil.

Segundo a imprensa italiana, esta decisão provocou uma reação veemente na Serie A, que se opôs categoricamente a esta medida. Consequentemente, a liga decidiu apresentar uma queixa contra esta decisão no tribunal administrativo regional.

Assim, resta saber quando se realizará exatamente o dérbi, bem como os jogos dos seus concorrentes diretos: Pisa - Napoli, Juventus - Fiorentina, Génova - Milan e Como - Parma.

A iniciar sessão com Google...