Bimian Girmay, primeiro eritreu a vencer no Tour: «É de todos os africanos»
Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) é o primeiro eritreu a vencer uma etapa na Volta a França. O velocista impôs-se no final do terceiro dia do Tour, batendo ao sprint o colombiano Fernando Gaviria (Movistar) e o belga Arnaud de Lie (Lotto Dstny), numa chegada acidentada a Turim, em que uma queda a menos de três quilómetros da meta deixou fora de combate o principal candidato à vitória, o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).
Bini! Bini! Bini!
— Tour de France™ (@LeTour) July 1, 2024
"You make history"
🇪🇷@GrmayeBiniam#TDF2024 pic.twitter.com/CZpy1qdHYw
Girmay, de 24 anos, vencedor de uma etapa no Giro de 2022, não conteve a emoção após a corrida. «Desde que comecei a andar de bicicleta, sempre sonhei em participar no Tour, mas vencer uma etapa, na minha segunda presença, num grande sprint em pelotão, é incrível», declarou o eritreu, que cumpre a quarta temporada no WorldTour.
𝑾𝒉𝒂𝒕 𝒂 𝒅𝒓𝒂𝒎𝒂𝒕𝒊𝒄 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍𝒆 💥
— Eurosport (@eurosport) July 1, 2024
Biniam Girmay wins Stage 3 of the Tour de France with a fantastic sprint finish ⚡️ @GrmayeBiniam | @IntermarcheW | #TDF2024 pic.twitter.com/OqDgcdhcFG
«Só quero agradecer à minha família, à minha mulher, a todos os eritreus e africanos, devemos estar orgulhosos, agora fazemos parte das grandes corridas, este é o nosso momento, a nossa hora chegou, enfim. Porque ainda não tínhamos uma vitória, esta vitória é de todos os africanos», afirmou Girmay, vencedor da clássica Gent-Wevelgem em 2022.