Bill Gates com a ex-mulher, Melinda
Bill Gates com a ex-mulher, Melinda - Foto: IMAGO

Bill Gates paga quantia astronómica à ex-mulher no processo de divórcio

Fundação do multimilionária terá doado 7,9 mil milhões de dólares (€6,7 mil milhões) a Melinda French Gates

Bill Gates doou quase oito mil milhões de dólares (cerca de €6,7 mil milhões) para a fundação privada de Melinda French Gates como parte do acordo de divórcio entre os dois, uma das maiores contribuições de caridade já registadas publicamente, avança esta sexta-feira o New York Times.

É esse o valor astronómico que consta numa nova declaração fiscal analisada por Theodore Schleifer, do The Times, que mostra os primeiros termos financeiros específicos da separação do casal em 2021, seguida pela separação dos seus projetos filantrópicos em 2024.

De acordo com o documento, Gates fez uma doação de 7,88 mil milhões de dólares em 2024 para uma fundação relativamente nova criada por French Gates, designada Pivotal Philanthropies Foundation.

Quando French Gates anunciou, em maio de 2024, que se demitiria do cargo de copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, sugeriu que o multimilionário doaria 12,5 mil milhões para os seus projetos, de modo a melhorar a vida das pessoas.

Porém, os termos precisos da divisão filantrópica entre os dois não foram divulgados publicamente, pelo que a declaração de impostos recentemente divulgada é a primeira a ser tornado pública.

Os registos fiscais de 2025, que só serão divulgados no final de 2026, poderão revelar o saldo que French Gates afirmou que seria destinado ao seu trabalho filantrópico — cerca de 4,6 mil milhões de dólares. Também é possível, escreve a mesma fonte, que parte desse dinheiro aparentemente desaparecido não tenha sido doado a uma fundação de caridade, mas a uma entidade, como a empresa de responsabilidade limitada de French Gates, a Pivotal Ventures, que não apresenta declaração de impostos.