Benfica supera Académica de Espinho (foto SL Benfica)
Benfica supera Académica de Espinho (foto SL Benfica)

Benfica vence Académica de Espinho, mas há 'outra' que não desarma

Encarnados não sentiram grandes dificuldades para ganhar à Académica de Espinho na Luz, mas a Académica de São Mamede também triunfou, nos Açores, e continua a liderar a Liga

O Benfica venceu este sábado a Académica de Espinho por claros 3-0, em jogo da 5.ª jornada da 1.ª fase da Liga de voleibol, disputado no Pavilhão n.º 2 da Luz. A formação de Marcel Matz precisou apenas de 67 minutos para confirmar a superioridade e somar mais três pontos, mas insuficientes para ascender à liderança da prova, que continua a pertencer a outra Académica - de São Mamede, que se impôs fora ao Clube Kairós (3-0).

As águias começaram a impor o seu domínio logo no 1.º set. Com Valerii Todua na linha de serviço, os encarnados descolaram de um 5-5 para um confortável 11-5, controlando por completo o rumo das operações. Murad Khan e Nivaldo Gómez brilharam no ataque, finalizando com eficácia e fechando o parcial em expressivos 25-12.

No 2.º set, Murad Khan voltou a ser decisivo e dois ases consecutivos do oposto paquistanês lançaram o Benfica para nova vantagem de 11-5. Miguel Maia, treinador da AA Espinho, ainda tentou travar o ímpeto encarnado com um timeout, mas sem efeito. Apesar da rotação promovida por Marcel Matz, os bicampeões nacionais mantiveram o ritmo e um ás de Felipe Banderó sentenciou o 25-15.

A Académica de Espinho entrou mais solta no 3.º set e, depois de um arranque forte do Benfica (5-1), conseguiu virar para 6-7, conquistando a primeira vantagem desde o início do encontro. Com o bloco a funcionar melhor, os visitantes conseguiram travar Murad Khan, mas Nivaldo Gómez e Todua encontraram outras soluções para recolocar o Benfica na frente (21-18). A margem manteve-se até ao final, com as águias a fecharem o parcial em 25-19 e o jogo em 3-0.

No final da partida, Marcel Matz mostrou-se satisfeito com o desempenho da equipa:  «Jogámos bem, estivemos bem no serviço e pressionámos. Podíamos ter resolvido melhor o 3.º set, que foi mais equilibrado, mas também não esperávamos uma superioridade tão grande nos dois primeiros. Estivemos muito bem no serviço, bloco e defesa, e isso explica os parciais. O importante é ganhar. Foi uma boa semana, não foi fácil com a viagem às competições europeias. Cumprimos e somámos duas vitórias. Agora é continuar assim, a jogar bem.»

Em Ponta Delgada, nos Açores, a líder Académica de São Mamede manteve o pleno vitorioso na Liga, ao bater os insulares do Clube Kairós, por 0-3, com parciais de 19-25, 20-25 e 25-27.