Neste jogo com o Varzim, última queda do Sporting na Taça com equipas de escalão inferior, Ruben Amorim era o treinador leonino - Foto: A BOLA
Neste jogo com o Varzim, última queda do Sporting na Taça com equipas de escalão inferior, Ruben Amorim era o treinador leonino - Foto: A BOLA

Atenção, Sporting: gigante leão já tombou por seis vezes (fotos)

Verdes e brancos jogam este sábado para a Taça de Portugal com o Paços de Ferreira, da Liga 2. Na história da prova rainha, leões já perderam 11 vezes com equipas de escalões inferiores e em seis dessas 11 eliminatórias foram afastados… Cuidado

O Sporting desloca-se no sábado a Paços de Ferreira para o primeiro jogo da época na Taça de Portugal e, mesmo estando a equipa liderada por Filipe Cândido na 16.ª posição da Liga 2,  o jogo encerra sempre algum perigo para os homens de Rui Borges. A única vitória dos pacenses nesta temporada foi, precisamente, na Taça de Portugal: 1-0 ao Nazarenos.

Nos últimos 15 jogos da Taça de Portugal, o Sporting perdeu apenas dois: na final de 2023/2024  (1-2 com o FC Porto de Sérgio Conceição) e no primeiro jogo de 2022/2023 (0-1 com o Varzim de Tiago Margarido). O treinador leonino era, nos dois jogos, Ruben Amorim.

Esta última derrota e consequente eliminação teve, porém, muito maior impacto, pois foi frente a uma equipa do terceiro escalão do futebol português. E o Sporting apresentou, entre outros, nomes como Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Morita, Nuno Santos, Francisco Trincão, Paulinho, Ugarte ou Pedro Gonçalves.

O Paços de Ferreira, como se sabe, está um escalão acima do que estava o Varzim há três anos. Por isso, Rui Borges pede total concentração aos seus jogadores para seguir em frente na Taça de Portugal, para que não se repita o que aconteceu frente ao Varzim e para que não aconteça o mesmo que em 1948/1949, quando o Sporting, campeão nacional, foi eliminado pelo Tirsense, igualmente da III Divisão, como os poveiros em 2022/2023.

Galeria de imagens 5 Fotos

A 17 de abril de 1949, o Tirsense recebeu o Sporting treinado por Cândido de Oliveira e com onze em que apareciam alguns cotadíssimos leões, como Azevedo, Canário, Manuel Marques, Armando Ferreira, Vasques, Albano ou Martins. E ganhou por 2-1, golos de Armando Ferreira (17’), Catolino (22’) e Mendes (37’).

Ao longo da sua história, o Sporting perdeu por 11 vezes com equipas de escalões inferiores e em seis dessas 11 eliminatórias foi afastado da Taça de Portugal: Tirsense, Gil Vicente, Naval 1.º de Maio, V. Setúbal, Alverca e Varzim.

Este sábado há um Paços de Ferreira-Sporting. Os pacenses querem tornar-se no mais cotado tomba-gigantes dos últimos anos e o bicampeão nacional e vencedor da última edição da Taça de Portugal quer evitar eliminações como as que aconteceram por seis vezes na sua história.