Atenção, Benfica: adeptos pedem saída do treinador do Ajax (e lembram Farioli)
John Heitinga sucedeu a Francesco Farioli no comando técnico do Ajax no verão – o italiano viria a assinar depois pelo FC Porto –, mas a situação do antigo jogador não está fácil, pelo contrário.
São quatro vitórias, três empates e duas derrotas neste início de temporada, uma qualidade de jogo que não agrada às bancadas e a sensação de que a situação de Heintinga é cada vez mais frágil. Numa sondagem realizada pelo Sportnieuws.nl, 80 por cento dos participantes quer a saída do ex-internacional neerlandês do comando técnico do conjunto de Amesterdão.
Escreve o jornal que os adeptos do Ajax «sentem falta da típica bravura de Amesterdão, algo que se viu com Farioli, e veem poucas perspetivas de melhoria sob a liderança de Heitinga».
«Adeptos e analistas do Ajax parecem concordar que o treinador não é adequado para levar os Amsterdammers a um nível superior. A sua posição é cada vez mais descrita como a de um "homem morto a andar", um termo que reflete a precariedade da sua situação. As críticas a Heitinga também expõem um problema mais profundo dentro do Ajax. Heitinga, outrora uma figura querida no clube, não parece ser o homem para resolver esta crise», escreve ainda a publicação.
«A questão não é se, mas quando é que o Ajax tomará a decisão de se separar de Heitinga. A pressão dos adeptos e dos meios de comunicação tornou-se quase insuportável. A direção do clube terá de agir rapidamente para evitar males maiores, pois se a espiral descendente não for quebrada, o Ajax corre o risco de se afastar ainda mais do topo. (...) Para Heitinga, parece não haver retorno. O seu tempo no Ajax como treinador principal parece ser, mais uma vez, um capítulo curto, apesar das suas boas intenções», acrescenta.
Na Eredivisie, o Ajax ocupa o terceiro lugar ao cabo de sete jornadas, a quatro pontos do líder PSV. Na UEFA Champions League, são duas derrotas em dois jogos, a última uma goleada sofrida em Marselha, por 4-0. A formação dos Países Baixos, refira-se, defronta o Benfica em casa a 25 de novembro.
Artigos Relacionados: