Equipa de Birmingham carimbou vitória nos últimos segundos. #DAZNPremier

Aston Villa intromete-se na corrida ao título e derrota Arsenal ao cair do pano

Equipa de Birmingham vence por 2-1 e está a três pontos do topo; homens do banco tiveram impacto, primeiro Trossard, depois Buendía

Aston Villa bateu em casa o Arsenal, por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da Premier League, resultados que mantém assim bem viva a corrida pelo título. A equipa de Birmingham intromete-se na luta, subindo a segundo, a apenas três pontos dos londrinos, tendo conseguido vencer nove dos últimos 10 jogos na Premier.

Galeria de imagens 13 Fotos

Saka, Eze e Timber regressaram ao Arsenal. O trio fora poupado na vitória por 2-0 sobre o Brentford na quarta-feira, mas Viktor Gyokeres, a recuperar de lesão, começou no banco. Do lado do Villa, o guarda-redes Emi Martínez voltou à baliza.

O jogo começou vivo e os dois guarda-redes, Martínez, e Raya, foram postos à prova; Odegaard (9) e Saka (14) tentaram o primeiro, do outro lado Watkins (10) deu sinal de perigo. Matty Cash ensaiou aos 27, num remate com tanta força que deixou Declan Rice com dores nas costas, mas marcou mesmo aos 36, colocando a equipa da casa na frente com um remate ao segundo poste, depois de Eze ter falhado na cobertura.

Apesar de várias tentativas para empatar antes do intervalo, o Arsenal foi para o descanso em desvantagem. Mikel Arteta não ficou satisfeito e fez duas alterações, colocando em campo Viktor Gyokeres e Leandro Trossard. O belga teve impacto imediato e, depois de 2 remates (48 e 49), acertou na baliza no terceiro, também no segundo poste - apenas sete minutos depois de ter entrado, aos 52. Mas não seria o homem saído do banco com a melhor história da tarde.

A partir daí o jogo ficou aberto, com chances dos dois lados - mais duas boas defesas de Raya (remate de Watkins aos 64) e Martínez (Odegaard aos 69), mas foi a equipa da casa a querer ainda mais. Aos 82 a bola saltitou em frente à linha de baliza depois de passar por Raya e desviada por Timber - estava dado o aviso.

Aos 87, Unai Emery fez duas alterações, e aí ganhou o jogo.

Já no último lance do encontro, Buendía, acabado de entrar, acabou uma jogada verdadeiramente louca de insistência do Aston Villa. Malen cruzou da direita, com a bola a pingar dentro da área. Raya defendeu, mas depois de dois cortes e de ninguém ter conseguido afastar a bola, esta sobrou para Buendia, que rematou para o topo da baliza. Festa dos homens do Villa, os do Arsenal com a cabeça no chão em desespero.

(atualizado às 15h05)