Fernando Alonso voltou aos pontos no Grande Prémio dos Estados Unidos
Fernando Alonso voltou aos pontos no Grande Prémio dos Estados Unidos - Foto: IMAGO

Aston Martin contradiz Alonso: «Às vezes somos demasiado autocríticos»

Mike Krack, diretor de operações da equipa britânica, não concorda com as palavras duras do experiente piloto espanhol

Apesar do fim de semana difícil para a Aston Martin nos Estados Unidos, Fernando Alonso voltou aos pontos, tendo terminado a corrida na 10.ª posição. Porém, a prova em solo norte-americano não vai ser recordada de forma positiva pelo espanhol de 44 anos.

«Não aconteceu grande coisa nem à frente nem atrás, saímos em décimo e terminámos em décimo», frisou o experiente piloto após o final da corrida, ele que garante que o único aspeto positivo da prova foi conseguir somar um ponto, num carro que considera superior apenas ao da Alpine. «Os quatro da frente estão noutra liga, a Williams no meio, a Haas era mais rápida, a Sauber nem se fala e a Racing Bulls estava colada a nós. Por isso, só nos resta a Alpine atrás. Estou contente por ter somado um ponto com o nono carro», atirou.

As pcríticas de Alonso não agradaram aos responsáveis da Aston Martin, que consideram que o espanhol exagerou no tom crítico. Mike Krack, chefe de operações da equipa inglesa, saiu em defesa do AMR25, frisando a análise ao que se passou nos Estados Unidos deve ser feita com calma e que não há motivos para soarem os alarmes: «É preciso rever essas análises em detalhe. Alguns usam pneus macios, outros médios, outros duros... Temos de ver os dados antes de dizer realmente onde estamos em termos de ritmo.»

«Acho que, às vezes, somos demasiado autocríticos. Também é preciso lembrar e comemorar as coisas positivas», completou.

Refira-se que a Aston Martin ocupa o modesto 7.º lugar no campeonato dos construtores, que a McLaren já venceu esta época. Em 2024, a equipa de Silverston terminou a temporada no 5.º posto.