Mary Lou Retton em 1984 (IMAGO)

Antiga campeã olímpica presa nos Estados Unidos

«O que aconteceu foi completamente inaceitável. Não tenho desculpa. Dececionei família, amigos e e sinto muito por isso», disse Mary Lou Retton à People Magazine

A norte-americana Mary Lou Retton, 57 anos, campeã olímpica no concurso geral nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 e considerada uma das melhores ginastas da história, está de volta ao noticiário por motivos infelizes.

Nesta terça-feira, imagens da body-cam de polícia que deteve Retton em maio passado foram divulgadas, mostrando a debilidade da saúde na antiga superestrela da ginástica mundial. Retton foi presa sob a acusação de dirigir sob influência de substâncias proibidas a 17 de maio deste ano, no condado de Marion (Estados Unidos).

Um relatório da Associated Press, no qual é detalhada a prisão, cita uma queixa criminal em que é referido que Retton estava no carro num estacionamento com uma garrafa de vinho com tampa de rosca no banco do passageiro. Retton entrou com um apelo sem contestação a essa acusação e recebeu uma multa de 100 dólares.

«O que aconteceu foi completamente inaceitável. Não tenho desculpa. Dececionei família, amigos e e sinto muito por isso», disse Retton num comunicado enviado à People Magazine.

Nas imagens agora divulgadas, Retton aparece ligada a um tubo de oxigénio para completar um teste de sobriedade, ao mesmo tempo que reclama do desconforto decorrente das diversas cirurgias ortopédicas a que foi submetida.

Retton está dependente da referida forma de receber oxigénio após uma batalha contra a pneumonia em 2023. «Os meus pulmões estão muito marcados», disse Retton à Revista People em 2024. «Será uma vida inteira de recuperação», acrescentou.

Além dos efeitos colaterais da pneumonia, Retton também lidou com COVID longo, que também afetou os seus pulmões. Além de precisar de oxigénio frequente, Retton continua a tomar diversos medicamentos e passou por 30 cirurgias ortopédicas, de acordo com o New York Post. No vídeo da prisão, Retton menciona ter passado por uma cirurgia no ombro e também passou por operações nos quadris.

Sugestão de vídeo