Central joga com a espanhola no Tigres do México

Ana Seiça e as dicas de Jenni Hermoso: «Tem muita informação»

Defesa-central partilhou balneário com a espanhola no México, onde representam o Tigres. Em contagem decrescente para a estreia, cresce o nervosismo

O pontapé de saída de Portugal no Europeu está marcado para a próxima quinta-feira, diante da congénere de Espanha, a campeã do Mundo. Esta segunda-feira, antes de cumprir o segundo treino em solo helvético, a defesa-central Ana Seiça não escondeu alguma ansiedade pelo arranque da prova.

«É importante mostrar o que é que nós somos. A nossa identidade, a nossa forma de jogar, a nossa motivação, a nossa força, os últimos jogos não fazem justiça à equipa que temos. Sentimos que estamos a jogar em casa, sabemos que a Suíça é um país que tem muitos portugueses e esperamos sentir esse apoio nas bancadas», afirmou.

Na última época, a portuguesa jogou no México, onde partilhou o balneário do Tigres com Jenni Hermoso, espanhola que se viu envolta em caso polémico com Luis Rubiales, então presidente da federação espanhola, que nos festejos da conquista do título mundial a beijou sem o seu consentimento.

Questionada sobre se teve algumas dicas para o jogo com Espanha, Ana Seiça anuiu: «Principalmente depois das pausas das seleções, falamos sempre. É uma jogadora que tem muita informação, experiência e dá para aprender sempre com ela. Falámos sobre formas de jogar, de entrar em campo, coisas muito superficiais, nada de muito aprofundado.»

Em relação ao jogo com Espanha e a pedra no sapato de Portugal, que são as bolas paradas, a central não escondeu alguma ansiedade: «Ansiosa pela estreia, no bom sentido, toda a gente quer jogar, estou preparada para o aquilo que me tocar, espero ter oportunidade de dar o meu contributo. Temos trabalho todos os pontos, desde organização defensiva, ofensiva, bolas paradas, mesmo as nossas bolas paradas, penáltis, livres, sabemos que é uma área que está mais por desenvolver, mas estamos a trabalhar. Sabemos qual é a nossa estratégia e quem vamos enfrentar.»

Ana Seiça deixou o Benfica para se transferir para o Tigres do México, justificando a decisão pelo facto de se sentir a estagnar, um ano depois, num campeonato diferente, em que o clube valoriza a mulher jogadora de igual forma em relação aos homens, a central está mais confiante para o Europeu: «Foi uma experiência diferente, um ano muito positivo com mais minutos jogados [cumpriu 3047 minutos em 48 jogos e marcou um golo], numa competição diferente, mas Portugal está a fazer o seu trabalho, a Liga está a fazer o seu crescimento e tem todo o potencial para chegar a outros patamares.»

Recorde-se que Portugal está inserido no grupo B juntamente com Espanha, adversário da próxima quinta-feira, com o jogo a realizar-se em Berna, seguindo-se Itália, dia 7, em Genebra, e a Bélgica, dia 11, em Sion. As seleções que se classificarem nos dois primeiros lugares seguem para a fase a eliminar.

Sugestão de vídeo: